Gestao do conhecimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3245 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE ANHANGUERA DE CAMPINAS















ATPS – GESTÃO DO CONHECIMENTO

















CAMPINAS

Sumário




1. Introdução
2. Conceitos de Gestão do Conhecimento
3. Conceito de Espiral do Conhecimento o efeito da inovação e importância a Gestão do Conhecimento
4. Definição de Cluster
5.Como e feita à Gestão do Conhecimento e seus incentivos nas organizações
6. Como pode ser aplicada a Gestão do Conhecimento nas organizações
7. Considerações Finais












































Introdução


Nosso trabalho falara sobre a Gestão do Conhecimento, seu conceito, sua importância, como é o seu desenvolvido esua aplicação no dia-a-dia das empresas. Mostraremos que ainda existem, em algumas empresas varias barreiras para que a gestão do conhecimento seja implantada, conforme alguns relatos de gerentes entrevistados.
Veremos como a gestão do conhecimento transformou como um todo as empresas, tanto o tratamento para com cada individuo, tanto com o grupo de pessoas que ali trabalham. As mudançassão de forma positiva, que refletem claramente nos objetivos finais das empresas. Hoje em dia as empresas procuram cada vez mais se aperfeiçoar para que sejam assim, empresas de sucesso.
































Conceitos de Gestão do Conhecimento.


Gestão do Conhecimento conhecida em Inglês como Knowledge Management “KM”, é considerado umsistema de gerenciamento corporativo e refere-se à criação, identificação, integração, recuperação, compartilhamento e utilização do conhecimento dentro da empresa.
O conhecimento, diferentemente da informação, refere-se a crenças e compromissos, e é formado por dois componentes aparentemente opostos, isto é, o conhecimento explícito e o tácito.
O conhecimento explícito é aquele que dealguma forma encontra-se registrado através de normas, manual, números, som e pode ser rapidamente transmitido aos indivíduos.
O conhecimento tácito é altamente pessoal, trata-se de experiências pessoais, assim como nas idéias e valores.
Existem duas dimensões para o conhecimento tácito, que estão descritas abaixo.
Dimensão Técnica, que engloba habilidades informais econhecimentos baseados nas experiências.
Dimensão Cognitiva, que consiste em crenças, valores, emoções e modelos mentais tão inseridos em nós que os consideramos naturais.
O conhecimento não é explícito ou tácito, ele é tanto um quanto o outro, pois é formado do que aparenta ser um paradoxo, ou seja, dois opostos.
Com as mudanças ocorridas, como a globalização da economia, o avançotecnológico, o conhecimento tornou-se valioso e diferentemente do que acontecia antigamente, em que as empresas guardavam seus conhecimentos a sete chaves, hoje toda informação é transformada em conhecimento e distribuída a todos interessados. O segredo está em divulgá-lo em toda organização, e não mais guardá-lo.
O conhecimento passa a ser ativo da empresa, portanto motivar, recompensare reter as pessoas que têm conhecimento é um foco das empresas bem sucedidas.
Adotando a Gestão do Conhecimento, os principais benefícios, além de outros, é o melhor aproveitamento do conhecimento já existente na empresa. É como se o próprio valor da empresa se tornasse maior a cada momento, em cada ação bem sucedida de pessoas comprometidas, agregando valores às pessoas e à empresa.Constatado que a principal fonte de conhecimento já se encontra na própria empresa, faz-se necessário o seu gerenciamento, mas existem outras fontes complementares, que devem ser reconhecidas, como por exemplo: fornecedores, Internet, consultorias, relatórios financeiros de concorrentes e universidades.
Cada vez mais, a Gestão do Conhecimento é uma realidade no mundo dos negócios, pois o...
tracking img