Bloqueio continental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1620 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Bloqueio Continental
Em 1806, com a declaração do Bloqueio Continental por Napoleão Bonaparte, Portugal se viu diante de um dilema insolúvel.O decreto exigia que as nações européias deixassem de comerciar com a Inglaterra, fechando seus portos aos navios ingleses.Com isso, Napoleão pretendia quebrar o poderio econômico de seu principal inimigo e exercer total domínio sobre a Europa.
O governode Portugal não queria indispor-se com o governo da França nem com o da Inglaterra, sua antiga parceria comercial.Assim, ficando prisioneiro de um impasse: se não aderisse ao bloqueio, as tropas de Napoleão invadiriam seu território; caso se aliasse aos franceses, seria atacado pelas forças armadas inglesas.
Em 1807, com a demora do governo luso em tomar uma posição, Napoleão ordenou a invasãode Portugal.Diante disso, Dom João decidiu bater retirada pondo em prática um plano: transferir a família real e a Corte de lusa para o Brasil.
Abertura dos Portos
A transferência da família real para o Rio de Janeiro obrigou a Coroa portuguesa a abandonar a teoria mercantilista.Assim, em 28 de janeiro de 1808, seis dias depois de desembarcar em Salvador, o príncipe regente Dom Joãodecretou a abertura dos portos às nações amigas.O decreto estabelecia uma taxa de 16% sobre os artigos importados de Portugal e de 24% sobre os provenientes dos demais países com a exceção da Inglaterra.
O governo da Inglaterra exigiu da administração de Portugal medidas que beneficiassem o comércio britânico.Caso as medidas não fossem adotadas iriam retirar a proteção de Portugal na luta contra osfranceses.Sentindo-se pressionado, dom João assinou tratados que favoreciam a Inglaterra.
Um deles, o Tratado de Comércio e Navegação, de 1810, estabelecia que os produtos ingleses importados pela colônia pagariam um imposto de apenas 15%,taxa inferior á estabelecida para os artigos de Portugal.
Outro acordo foi o Tratado de Amizade e Aliança, pelo qual, os cidadãos britânicos que viviam nacolônia portuguesa teriam o direito a julgamento especial, conduzido por magistrados ingleses e segundo as leis da Inglaterra.E não seriam obrigados a professar o catolicismo, podendo seguir a crença que desejassem.
Além dos tratados com os ingleses e das reformas no Rio de Janeiro, dom João cuja gestão é conhecida como governo joanino - tomou medidas que afetariam vida econômica, política,administrativa e cultural do Brasil.A presença da família real acabou provocando algumas transformações no Brasil, como por exemplo: A fundação do Banco do Brasil, em 1808, a criação da Imprensa Régia e o funcionamento de tipografias e para a publicação de jornais, a abertura de algumas escolas, entre elas duas de medicina – uma na Bahia e outra no Rio de Janeiro, a vinda da Missão Artística Francesa, em1816, e a fundação da Academia de Belas-Artes, a criação da Biblioteca Real (1810), o Jardim Botânico(1811) e do Museu Real(1818) e mais tarde o Museu Nacional.
Com a administração centralizada no Rio de Janeiro, o príncipe regente procurou interligar a capital com as demais regiões da colônia e povoar o interior.Essa política de povoamento estimulou a imigração.
Revolução Pernambucana
Em 6de março de 1817, eclodiu no Recife uma revolta de grandes proporções.
Senhores de terra, padres, diversos militares de prestígio e comerciantes participaram do movimento.O rápido êxito da revolta decorreu de um conjunto de fatores, como a difusão das idéias iluministas, liberais e republicanas entre as classes dominantes da região e a insatisfação popular com o aumento dos impostosestabelecidos pelo governo para custar as invasões da Guiana Francesa e da Banda Oriental do Rio da Prata.
.No dia 8 de março, os revolucionários formaram um governo provisório, republicano, integrado por cinco membros representando a agricultura, o comércio, o clero, a magistratura e os militares, assessorado por um Conselho de Estado.
Enquanto isso, no Recife, os rebeldes adotaram uma Lei Orgânica,...
tracking img