Gerenciamento de riscos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (538 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Gerenciamento de Riscos em Projetos

Em qualquer projeto de engenharia, e os projetos de software não fogem a esta regra, existe um conjunto de incertezas:
A necessidade de um computador é algorealmente claro?
As funções a serem implementadas estarão prontas antes do prazo final?
Que problemas técnicos serão enfrentados ao longo do projeto?
Eles serão contornados de modo a cumprir ocronograma?
As mudanças de requisitos que eventualmente aparecerão não provocarão um aumento considerável no tempo (e nos custos) de desenvolvimento?
A análise de riscos é uma tarefa de grande importânciano gerenciamento de um projeto de software, embora, em muitos casos, esta atividade nem seja considerada.
O seu objetivo é determinar um conjunto de passos a serem seguidos para determinar os riscosenvolvidos no projeto: identificação, avaliação, classificação, definição de estratégias para administrar os riscos, resolução dos riscos, etc...
A análise dos fatores de risco possibilita a chancede melhor compreender a natureza do projeto, envolvendo os participantes do projeto de modo a identificar e responder as potenciais forças e riscos do projeto e responder a eles, geralmente associadosa tempo, qualidade e custos.
Os processos principais no gerenciamento de risco são:
1. Identificação dos Riscos – determinar quais os riscos são mais prováveis de afetar o projeto e documentaras características de cada um.
2. Quantificação dos Riscos – avaliar os riscos e suas interações no sentido de avaliar possíveis conseqüências.
3. Desenvolvimento das Respostas aos Riscos –definir as melhorias necessárias para o aproveitamento de oportunidades e respostas às ameaças.
4. Controle das Respostas aos Riscos – responder às mudanças nos riscos no decorrer do projeto.Diferentes áreas de aplicação usam, freqüentemente, diferentes nomes para os processos descritos aqui. Por exemplo:
• A identificação dos riscos e a quantificação dos riscos são tratadas às vezes...
tracking img