Taxonomia facetada como interface para facilitar o acesso à informação em bibliotecas digitais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5883 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Taxonomia facetada como interface para facilitar o acesso à informação em bibliotecas digitais
Benildes Coura Moreira dos Santos Maculan (benildes@gmail.com)
Mestranda em Ciência da Informação
Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG
Graduada em Biblioteconomia e doutoranda em Ciência da Informação na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Gercina Ângela Borém de Oliveira Lima(glima@eci.ufmg.br)
Doutora Ciência da Informação
Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG
Graduada em Biblioteconomia pela UFMG, mestrado em Science In Library Service, Clark Atlanta University (1993) e doutorado em Ciências da Informação pela UFMG.
* Sumário
As bibliotecas digitais comumente oferecem interface de busca com duas formas: 1) busca simples; e 2) busca avançada. Nesteartigo, pretende-se apresentar uma interface de busca usando uma taxonomia facetada. A classificação vem sendo aplicada como forma de acomodação de informações visando à recuperação do conteúdo de sites, principalmente no e-commerce. O fator restringente nos sistemas de recuperação da informação é o modo de representação utilizado, que muitas vezes não permite a transferência e comunicabilidade doconhecimento. Busca-se, com a taxonomia facetada como interface de busca, estruturar os dados de forma flexível, permitindo a opção de cruzamento de informações.
* Palavras-chave
Biblioteca digital, Taxonomia facetada, Interface de busca, Acesso à informação.
* Abstract
The digital libraries often offer two types of search interfaces: 1) simple search; and 2) advanced search. This essay willtry to present a search interface using faceted taxonomy. The classification method is being applied as a way to allocate information to recover a site's content, especially on e-commerce. The bottle neck of the information recovery systems is the representation they utilize, which sometimes does not allow the transfer and communicability of knowledge. The objective is to structure the data in aflexible way using the faceted taxonomy as a search interface, making the option to cross information possible.
* Keywords
Digital library, Faceted taxonomy, Search interfaces, Information access.
INTRODUÇÃO

No processo de aquisição, ordenação, codificação, normatização e veiculação da informação, esta sofre mutações interpretativas do homem, dependendo do seu estado emocional, suacultura, conhecimento do assunto tratado, formação ética, moral e cultural, e conforme a forma utilizada para a sua transmissão. O homem ainda é o elemento que alimenta e disciplina os instrumentos mecânicos. Ele sempre está dos dois lados: na alimentação e na extração.
Camargo (1983) afirma que para sobreviver o homem precisa consumir, que para consumir necessita se identificar e economizar, e que,para economizar, ele deve estar bem informado sobre onde comprar mais por menos. Assim, a informação é essencial à vida da sociedade e vai moldando-a e sendo moldada por ela. Na realidade contemporânea, não há mais lugar para linearidade, e busca-se e tem-se a necessidade de entrelaçamento de atividades, com a possibilidade de cruzamento de informações.
As inovações tecnológicas são antes de tudoum processo de acumulação e ruptura, pois a comunidade científica está, com suas redes de interação e intercâmbio, ampliando o “conhecimento comum”, “a tecnologia compartilhada” e aumentando o “lado público” da tecnologia. A Lei No. 10.973, de 2 de dezembro de 2004, conhecida como Lei da Inovação, foi criada pelo Governo brasileiro com o objetivo de estimular a colaboração e o compartilhamento deconhecimento entre universidades, pesquisadores e instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs). Esse é uma primeira iniciativa nacional para acolher a tendência mundial que cria um elo entre o uso do conhecimento tecnológico e a melhoria de vida da sociedade.
Nesse contexto, pressupõe-se que a informação é benéfica à medida que é disponibilizada e utilizada visando subsidiar as decisões que...
tracking img