Comportamento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2275 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1- INTRODUÇÃO


O estudo do Comportamento organizacional é de extrema importância, principalmente para os Gestores, CEO’S, Diretores, Gerentes de empresas e líderes em geral. Este conhecimento abrange desde o conhecimento de características de indivíduos até como funciona qualquer sistema.
Neste trabalho foram citados grandes autores deadministração como Demming , Peter Senge, Howard Gardner, entre tantos , Ainda conhecimentos de pensadores notáveis, como Nicolau Maquiavel, Jean-Jacques Rousseau, etc. A pesquisa feita em campo demonstrou as dificuldades das pessoas , suas fraquezas e pontos fortes. Tivemos também neste trabalho o estudo de comunicação entre os componentes de uma organização.


CAPÍTULO 1
Definições deComportamento Organizacional:
As empresas são constituídas de pessoas. As empresas investem em equipamentos, softwares, selos de qualidade e padronização, segurança do trabalho, entre tantos investimentos. Existe uma área que as empresas estão começando a descobrir que é o estudo do comportamento das pessoas que compões uma organização. Portanto Comportamento organizacional é oestudo do comportamento das pessoas que compõe uma determinada organização, seja esta governamental, não governamental ou privada.
Dentre tantos autores que definem o Comportamento Organizacional, destacam se dois. O Norte Americano ligado a Universidade de Howard- Howard Gardner e Peter Senge, este Renomado Engenheiro Norte Americano que estudou filosofia,e fez Mestradoe PhD em Manegment no M.I.T. Autor do famoso livro A Quinta Disciplina, que trata do assunto abordado neste trabalho.
Seguindo a linha do pensador Francês Rousseot, que apóia a capacidade das pessoas, Howard Gardner acredita nas pessoas. Tem uma filosofia baseada nos princípios das diferenças entre as pessoas.Todos tem inteligências e habilidades , porém cada um em umadeterminada área, como o engenheiro, o médico e o aeronauta. Cada um dentro das suas funções especiais.
Essas habilidades podem criar soluções ou produtos que vão suprir as necessidades das pessoas. Também criar novas tendências, como exempla o de Steve Jobs que criou produtos e marcas inovadoras, trazendo benefícios, riquezas e trabalho a muitos.
Apoiandoo citado acima, porém com alguns detalhes diferentes, Peter Senge foi além, e por esse motivo é considerado por muito como o que melhor definiu o conceito de aprendizagem. Segundo este as organizações podem aprender, com aprimoramentos vindo ou de experiências anteriores, ou através do conhecimento de outras pessoas. Segundo Senge uma organização de aprendizagem é composta por um grupo de pessoasque procuram aprimorar sua capacidade de criar o seu próprio futuro.


CAPÍTULO 2-Inovações

Com a introdução de inovação tecnológica nas organizações vem das rápidas e contínuas adaptações em sua postura estratégica, para que elas possam sobreviver e crescer. A mudança tecnológica acaba tendo um forte impacto psicológico e sociológico nas organizações, poisobriga as pessoas a pensar novas maneiras de gerenciamento, bem como novos padrões de eficiência e produtividade, Gonçalves (1994) concluiu em seus estudos que existem dois tipos de tecnologias dentro das organizações.
A organização funciona a partir da operação de dois sistemas que dependem um do outro de maneira variada. Existe um sistema técnico, formado pelas técnicas, ferramentas e métodosutilizados para realizar cada tarefa. Existe também um sistema social, com suas necessidades, expectativas e sentimentos sobre o trabalho. Os dois sistemas são simultaneamente otimizados quando os requisitos da tecnologia e as necessidades das pessoas são atendidos conjuntamente. (Gonçalves, 1994)



Quadro 01 Tecnologias Materiais e Tecnologias Sociais


TECNOLOGIAS DE MATERIAL TECNOLOGIAS...
tracking img