Gerenciamento de escopo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1252 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Projeto: É um esforço empreendido para criar um produto, serviço ou um resultado exclusivo.
Programa: É um grupo de projetos gerenciados de maneira coordenada para a obtenção de benefícios que não poderiam ser alcançados se gerenciados individualmente. Ex.: Programas sociais, aeroespacial. Podem conter elementos presentes em operações continuadas.
Portfólio: É um conjunto de projetos e/ouprogramas agrupados para facilitar o gerenciamento e a coordenação do trabalho de modo a potencializar o alcance de objetivos estratégicos.
Processo: Fluxo de atividades.
Gerenciamento de Projetos: É a aplicação de conhecimentos, habilidades e atitudes às atividades do projeto, a fim de atender aos seus requisitos.
Habilidades do Gerente de Projetos: Liderança, comunicação, negociação, resolução deproblemas e influência na organização.
Patrocinador do Projeto: O Sponsor é a pessoa que dá cobertura política e fornece apoio ao projeto. Auxilia a fixação da autoridade do Gerente de Projetos.
Stakeholders: São indivíduos e organizações envolvidas no projeto, ou aqueles cujos interesses podem ser afetados positiva ou negativamente no decorrer do projeto, ou mesmo, após sua conclusão.
Fatoresde sucesso dos projetos: Suporte executivo, envolvimento do usuário, experiência ou capacitação da equipe do projeto, objetivos claros e escopo bem definido.
Departamentalização Funcional: Os gerentes e responsáveis não tem disponibilidade para atuar em projetos. A necessidade principal da empresa é o suporte ao processo produtivo. A autoridade do gerente funcional é superior à autoridade dogerente de projeto.
Departamentalização Matricial: Há a sobreposição de dois ou mais tipos de departamentalização sobre a mesma pessoa. A responsabilidade é compartilhada e exige um alto grau de entrosamento e capacidade de improvisação na solução de problemas. A grande dificuldade é definir claramente as atribuições e autoridades de cada elemento, evitando conflitos.
Organização Projetizada: Osresponsáveis pelo projeto tem dedicação, uma vez que sua função principal é gerenciar projetos. A autoridade do GP é absoluta, assumindo também, o controle funcional dos envolvidos. Todas as pessoas da organização são integrantes de algum projeto. Elevado investimento da organização em treinamento e capacitação das equipes de projeto.
Áreas de conhecimento segundo o PMI: Integração, RH, Riscos,Qualidade, Comunicação, Custo, Prazo, Escopo e Aquisições.
O PMBOK é um conjunto de conhecimentos NÃO é uma metodologia.
Os projetos podem ser divididos em fases para oferecer um melhor controle gerencial. Essas fases são conhecidas como Ciclo de Vida do Projeto.
* Fase de Iniciação: Definir e comprometer-se com o projeto.
* Fase de Planejamento: Criar um plano que garanta a execução doprojeto e cumprimento de sua missão.
* Fase de Execução: Coordenar recursos para realizar o projeto.
* Fase de Controle: Monitorar e realizar ações corretivas para que os objetivos sejam atendidos.
* Fase de Encerramento: Garantir o encerramento formal do projeto.
TAP: Documento que autoriza formalmente o projeto. Provê ao GP autoridade para utilizar recursos da organização. Reconhece anecessidade, objetivos e existência do projeto. Deve conter: Objetivo do projeto, produto final e cliente, justificativa de negócio, premissas, restrições, riscos, prazos, principais marcos, orçamento preliminar, indicação do gerente de projetos e nível de autoridade, autorização formal.
Planejamento: Segue uma sequencia lógica necessária à elaboração do plano de gerenciamento do projeto:Iniciação >> Escopo > Tempo > Custo > Qualidade > RH > Comunicações > Riscos > Aquisições >> Plano do Projeto.
Ger. De Escopo: O cliente deve esperar e receber exatamente o que foi especificado. Exceder os requisitos especificados é perda de tempo e dinheiro.
Escopo do projeto: Trabalho que precisa ser realizado para entregar o produto, serviço ou resultado com as...
tracking img