Gerenciamento da cadeia de suprimentos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1044 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
GERENCIAMENTO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS
(SUPPLY CHAIN MANAGEMENT)

É um sistema pelo qual organizações e empresas entregam seus produtos e serviços aos seus consumidores, numa rede de organizações interligadas. Lida com problemas de planejamento e execução envolvidos no gerenciamento de uma cadeia de suprimentos. O grande objetivo da SCM é a redução de estoques, mas com a garantia de que nãofaltará nenhum produto quando este for solicitado. Na gestão da cadeia de suprimentos o foco é a integração de cada componente, com maximização da eficiência determinando maior satisfação do cliente e consequentimente o aumento do market share (quota de mercado).

Os componentes de SCM são:
• Planejamento de demanda (previsão)
• Colaboração de demanda (processo de resolução colaborativa paradeterminar consensos de previsão)
• Promessa de pedidos (quando alguém promete um produto para o cliente, levando em conta tempo de duração e restrições)
• Otimização de redes estratégicas (quais produtos as plantas e centros de distribuição devem servir ao mercado) – mensal ou anual
• Produção e planejamento de distribuição (coordenar os planos reais de produção e distribuição para todo oempreendimento) – diário
• Calendário de produção (para uma locação única, criar um calendário de produção viável) – minuto a minuto
• Planejamento de redução de custos e gerência de desempenho (diagnóstico do potencial e de indicadores, estratégia e planificação da organização, resolução de problemas em real time, avaliação e relatórios contábeis, avaliação e relatórios de qualidade)
.
Ogerenciamento eficaz do SCM é baseado no relacionamento direto dos que trabalham diariamente, pois a idéia é reduzir os lead-times e estoques ao mínimo necessário.
Adaptar o modelo SCM requer mudanças profundas nas práticas de gestão de uma empresa: - Quer internas – torna-se necessário quebrar as barreiras organizacionais, deixa de existir o conceito de departamento de compras, departamento de produção,departamento de logística, departamento comercial de forma isolada e individual, aqui, o resultado do conjunto é mais importante que o resultado das partes.

E-PROCUREMENT

O e-procurement serve para adquirir bens e serviços, usando meios eletrônicos, tendo como objetivo um maior controle nos processos de aquisição e redução de custos uma vez que os produtos são limitados por diferentesfornecedores.

Existem vários tipos de e-procurement, veremos abaixo as três descrições mais comuns.

1- Modelo de e-Procurement centrado no comprador
O modelo de compras centrado ou gerido pelo comprador, possui e mantém um catálogo agregado ao sistema organizacional. Um sistema de compras empresarial agrega muitos catálogos de diferentes fornecedores num único catálogo universal, permitindo queos utilizadores finais requisitem do computador local, facilitando o processo de aquisição. Os requisitantes ou compradores acedem a vários catálogos de fornecedores num Formato específico do comprador, selecionam itens, e iniciam a requisição. Este modelo é apropriado nos casos onde existem um grande número de potenciais vendedores, pois evita catálogos fragmentados e de múltiplos formatos.
Asorganizações compradoras têm de montar e manter catálogos para cada fornecedor. Esta solução é dispendiosa. A organização compradora pode ter um sistema de compras interna, onde o comprador pode procurar pelos produtos através do catálogo interno, tratar de autorizações, realizar encomendas e enviar isso manualmente para o fornecedor. O sistema está totalmente integrado no controle financeiroempresarial e nos sistemas de relatórios. Estes sistemas podem fornecer algumas ligações rudimentares aos sistemas do fornecedor, para transmissão de encomendas, mas tipicamente, não oferecem serviços mais sofisticados que disponibilidade de stock em tempo real.
O comprador pode aumentar o seu poder de compra através do uso de ferramentas de leilão invertido. Estes leilões são comuns quando os...
tracking img