Responsabilidade socioambiental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 10 (2256 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 27 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
responsabilidade socioambiental
Aplicação nas organizações

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3
1 Responsabilidade Socioambiental 4

1.1 Problemas socioambientais no funcionamento das organizações 4
1.2 Relações entre ética e responsabilidade socioambiental 5
1.3 Energia fóssil como combustível 6
1.4 Empresas petrolíferas estão entre as empresas mais ricas do mundo 71.5 A crise do petróleo e suas consequências no setor da indústria 8
1.6 Energia fóssil dá mais lucro do que energia limpa 8
1.7 Leis socioambientais e a dominação legítima 9
1.8 Coerência e incoerência no texto 9
1.9 Petrobras tem um discurso, mas age diferente dele 9
2 Ação social e dominação legítima no contexto 10
2.1 Desafios enfrentados pelosadministradores da Petrobras 10
2.2 Teoria dos sistemas e as questões socioambientais 11
ANEXOS
Quadro de empresas que tem projetos socioambientais em Sapezal - MT12
CONCLUSÃO 13
REFERÊNCIAS 14
4



* INTRODUÇÃO
Neste trabalho acadêmico pretendo mostrar a interação de várias teorias com a responsabilidade socioambiental, que é um assunto atual e que tem bastanterepercussão na sociedade.
Busco também mostrar a ligação entre projetos de responsabilidade socioambiental com a reputação das empresas, que são julgadas por seus atos e projetos. As responsabilidades de um administrador são cada vez maiores e mais valorizadas em empresas que buscam sempre estar a frente da concorrência, seja através de projetos ou de ações.

1 - RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTALResponsabilidade socioambiental, como próprio nome já diz, é ter responsabilidade com a sociedade e com o meio ambiente, não deixando de lado as leis e a economia. Essa ideia é adotada por empresas e escolas, algumas empresas apenas usam isso como um modo de ganhar mais e de fazer marketing para que os consumidores comprem mais, já que a empresa esta em prol do meioambiente e da sociedade, quando no fundo a empresa adota essa política apenas porque lhe convém.
Um problema ambiental que é impossível não se notar em nosso dia-a-dia é o efeito estufa, pois se vê isto todos os dias na televisão, nos jornais, em todos os veículos de comunicação. A cada dia a temperatura em nosso planeta aumenta, as pessoas sofrem de problemas de saúde e acausa é a poluição que vem sendo cada vez mais produzida por nossos mesmos na queima de combustíveis fosseis, são as indústrias que jogam mais CO2 no ar e nós mesmos o respiramos. O desmatamento também cresce cada vez mais, fazendo com que aumente a presença de CO2 no ar que respiramos com isso o homem perde a própria dignidade, pois sabe que isto não é certo e faz mal para ele mesmo, mas a busca dolucro é maior, a falta de conscientização é enorme.
O que também aumenta cada vez mais é a produção de lixo, e este sendo jogado em lugar não apropriado contaminando não só o solo, como também rios e o próprio ar. Não bastando isso o acumulo de lixo nas ruas das grandes cidades, por não ter lugar apropriado a ser jogado é largado nas ruas e com a chuva entope bueiros o que causa as enchentesdesabrigando muitas pessoas e matando muitas também.

1.1 - PROBLEMAS SOCIOAMBIENTAIS NO FUNCIONAMENTO DAS ORGANIZAÇÕES

Os problemas socioambientais influenciam sim, e muito o funcionamento das organizações, pois se uma empresa não contribui para a diminuição dos problemas sofridos hoje por todos, como violência urbana, poluição, transito caótico, efeito estufa enfim,ela é julgada e desprezada pelo mercado consumidor e pela sociedade. O que acontece muitas vezes pelo fato de as empresas acharem que deixando de lado esses problemas, não sofrerão nada com isso, e acabam estando erradas e sendo prejudicadas por seus próprios erros. Essas empresas perdem a reputação, o que as impede de progredir....
tracking img