Gerenciamento da cadeia de suprimentos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2689 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DA GRANDE FORTALEZA






















GERENCIAMENTO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS – RESENHA CRÍTICA

Por: Giancarlo Costa Di Credico






















Alagoinhas, Agosto de 2010
INTRODUÇÃO

Este estudo visa identificar a correlação entre os dois primeiros capítulos do caderno de estudos: A evolução do papel e da importância dalogística; e O moderno papel da logística. Com os artigos: Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos – conceitos e desafios na implementação. Autoria de Jouliana Jordan Nohara e Claudia Rosa Acevedo; e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos – Novas Formas de Organização na Cadeia da Carne Bovina no Rio Grande do Sul. Autoria de Gabriela Cardozo Ferreira e Antonio Domingos Padula.
O objetivodo presente trabalho é destacar o processo de evolução da Logística até seu conceito mais recente, por meio da análise dos artigos que abordam estudos de casos práticos. E evidenciar o importante papel da Logística no mundo contemporâneo.


DESENVOLVIMENTO

1. Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos – conceitos e desafios na implementação.

O advento do gerenciamento da cadeia desuprimentos está ligado historicamente ao estudo do campo da logística e por essa razão era tido, por alguns estudiosos, como uma das etapas de desenvolvimento da logística integrada.
Em 1963 foram formadas as primeiras organizações sobre os estudos da logística. O ano de 1964 foi marcado pelo aparecimento do primeiro texto importante em logística e logo em 1969 o conceito de logística integrada,fundamentado na visão sistêmica de empresa e da necessária integração interfuncional, aparecendo como mais relevante do que o conceito de distribuição. Em 1970 o Council of Logistics Management (CLM), que é a maior organização profissional da logística, conceitua seu campo de estudos como: “ Logística é o processo de planejamento, implementação e controle eficiente e eficaz do fluxo e armazenamento deinsumos, materiais em processo e produtos acabados, assim como informações relacionadas, desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o propósito de atender as necessidades do cliente.” Em 1999, num congresso no Canadá, essa conceituação muda para “Logística é a parte do processo da cadeia de suprimento que planeja, implementa e controla o eficiente e efetivo fluxo e estocagem de bens,serviços e informações relacionadas, do ponto de origem ao ponto de consumo, visando atender aos requisitos dos consumidores”.
Apesar de ter se desenvolvido no campo da logística o gerenciamento da cadeia de suprimentos não pode ser entendido como extensão da logística integrada. Na sua concepção descritiva, o conceito pode significar apenas uma rede estendida de sucessivas trocas bi-lateraisque existe na criação de qualquer produto ou serviço na cadeia produtiva, compreendida entre o primeiro fornecedor de matéria prima até o consumidor final.
Na compreensão da abordagem sistêmica as organizações são compostas por partes interdependentes guiadas por propósitos comuns. Segundo o conceito de transação (de teoria de sistemas) há uma interação simultânea e interdependente entre oscomponentes de um sistema e qualquer mudança em uma das partes afetará o conjunto todo.
O período após 1980 foi marcado por vertiginosa modificações no ambiente competitivo das empresas. O ciclo de vida dos produtos sofreu e continua sofrendo substanciais reduções. Os consumidores estão cada vez mais exigentes em relação a qualidade do produtos e a rapidez de sua entrega. As facilidades dacomunicação e o advento da implantação da Tecnologia de Informação (TI), ao permitir a integração inter empresas, proporcionou condições para a desintegração vertical das empresas e para o advento de cadeias de suprimento.
No conceito de “cadeia de valor”, os processos de manufatura e distribuição de um produto são vistos como um sistema interligado no qual cada atividade da empresa adiciona...
tracking img