Gerenciamento da cadeia de suprimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3254 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Gerenciamento da cadeia de suprimento
____________
RESUMO

O gerenciamento da cadeia de suprimentos revolucionou completamente não somente a forma de se comprar como também a produção e a distribuição de bens e serviços. A cadeia de suprimentos continuará revolucionando áreas como a administração de materiais, marketing, vendas e produção, sendo responsável, por exemplo, pela redução dotempo de estocagem e do numero de fornecedores e pelo aumento da satisfação de clientes. O gerenciamento da cadeia de suprimentos nada mais é do que administrar o sistema de logística integrada da empresa, ou seja, o uso de tecnologias avançadas, entre elas gerenciamento de informações e pesquisa operacional, para planejar e controlar uma complexa rede de fatores visando produzir e distribuirprodutos e serviços para satisfazer o cliente. Os componentes da cadeia de suprimentos devem ser preparados para juntos maximizarem seu desempenho, adaptando-se naturalmente a mudanças externas e em outros componentes.
Palavra chave: cadeia de suprimentos, gerenciamento, logística.

ABSTRACT

The management of the supply chain not only revolutionized the way people buy as well as the production anddistribution of goods and services. The supply chain will continue revolutionizing areas such as materials management, marketing, sales and production, accounting, for example, by reducing the storage time and the number of suppliers and increased customer satisfaction. The supply chain management is nothing more than managing the system of integrated logistics company, ie the use of advancedtechnologies, including information management and operational research, to plan and manage a complex web of factors in order to produce and distribute products and services to satisfy the customer. The components of the supply chain must be prepared to maximize their performance together, naturally adapting to external changes and other components.

Keywords: supply chain, management, logistics.INTRODUÇÃO


Hoje em dia fala-se muito em Suplly Chain Management (SGM), ou seja, Gestão da Cadeia de Suprimentos está pode ser entendida como um ponto de convergência de várias frentes do conhecimento e de atuação industrial, principalmente onde o nível de competição é mais acirrado. Conhecer o que está feito e já funciona é uma ação óbvia para se evitarem desperdícios de tempo edinheiro. A cadeia de suprimentos revolucionou a forma de se comprar, bem como a produção e a distribuição de produtos e serviços. Devido à crescente tecnologia, a cadeia de suprimentos continuará revolucionando todos os setores da empresa, tornando capaz de reduzir o tempo de estocagem e aumentar a satisfação dos clientes. Podemos ver que o gerenciamento da cadeia de suprimentos deve ser diferencialpara que se torne uma empresa mais competitiva, direcionando o capital de giro para o que realmente é prioridade. Quanto menor o estoque e quanto maior a capacidade da empresa e de seus fornecedores de agir em parcerias, melhor seu desempenho, resultados e lucratividade.


1. CADEIA DE SUPRIMENTOS

1.1 Evolução Histórica
Na antiguidade os produtos eram feitos por artesãos, este geralmenteera proprietário do seu próprio negócio. Os mesmos foram se transformando rapidamente em empresários trabalhando para atender aos pedidos de outros empresários do comércio. Foram então deixando de ser proprietários da matéria-prima utilizada na produção, a qual passou a ser cada vez mais fornecida pelo comerciante que encomendara os produtos. Fazendo a produção dentro do prazo pré-estabelecido. Eassim sendo fazia-se o pagamento ao empresário produtor e o produto final voltava ao comerciante que realizava a venda no mercado consumidor. O tear mecânico movido a vapor é um grande exemplo da revolução tecnológica proporcionada pela máquina a vapor. E então os sistemas de Manufatura vêm sofrendo constante evolução, desde processos manuais até robotizados. A indústria automobilística tem se...
tracking img