Gerenciamento da cadeia de suprimentos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (467 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O gerenciamento da cadeia de suprimentos, ou supply chain management, revolucionou completamente não somente a forma de se comprar, como também a forma de produção e de distribuição de bens eserviços. Na prática, o gerenciamento da cadeia de suprimentos é o método operacional de realização da logística integrada ao nível da empresa.
Os objetivos do gerente da supply chain são: satisfazerrapidamente o cliente e minimizar os custos financeiros.O gerenciamento da cadeia de suprimentos não é uma função, mas um processo.
Uma cadeia simples representa bem a atividade logística para umaunidade de transformação. A cadeia completa é uma combinação de cadeias simples, desde os sub fornecedores, passando por transbordos entre unidades transformadoras diferentes, dentro da empresa ou entreempresas, até chegar ao consumidor final.
Na indústria automobilística, por exemplo, as montadoras cada vez mais optam pelo recebimento de partes pré montadas (comercializadas por fornecedores).Estas partes pré montadas são elaboradas com materiais específicos de indústrias mecânicas e de transformação de plásticos (concedidas por sub fornecedores).
O modelo clássico de relacionamentoentre comprador e fornecedor deve ser repensado, evoluindo para o comakership.
O Efficient Consumer Response (ECR) permite a utilização do gerenciamento por categoria, que gera uma efetiva parceriaentre o comprador e o fornecedor. A relação entre a Kolynos (Sorriso) e as lojas de supermercados Cândia constitue-se em um bom exemplo.
A atividade de supply chain pode ser fragmentada em trêsfases: abastecimento, recebimento e armazenagem, operação industrial.
Sobre o abastecimento, pode-se dizer que a área de suprimentos não se encarrega apenas da função compras. Também escolhe enegocia com a cadeia de fornecedores.
O mecanismo de produção deve ser o just in time, o que exige os seguintes cuidados prévios:
Qualificação prévia do fornecedor.
O meio de transporte...
tracking img