Trabalho de rh- mapa do mercado de trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 68 (16869 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Mapa do Mercado de Trabalho
no Brasil
Introdução
Opresente volume “Mapa do Mercado de Trabalho no Brasil,
tem como objetivo apresentar um quadro de alguns aspectos
da inserção da mão-de-obra na década de 90, de tendencias
neste período, identificando as especificidades regionais.
Os resultados apresentados de 1992 a 1996 sofreram nova
ponderação, em relação aos já divulgados no início dadécada, em
função das novas estimativas de população, obtidas a partir dos
resultados da Contagem de População 1996. Os indicadores
utilizados referem-se aos anos de 1992, 1993, 1995, 1996 e 1997
do Brasil e das Grandes Regiões da Pesquisa Nacional por Amostra
de Domicílios - PNAD.
A PNAD passou por um processo de reformulação de sua pesquisa, permitindo um aprofundamento na questão dadiversidade das relações de trabalho no Brasil. A partir de 1992, é possível estudar, entre outros aspectos, as especificidades da inserção da população em atividades agrícolas e não-agrícolas. De um lado, o novo conceito de trabalho permitiu a ampliação da captação da atividade econômica através do trabalho não remunerado, admitindo se aquele exercido pelo menos uma hora de trabalho na semana, bemcomo do trabalho na produção para o próprio consumo e do trabalho na construção para o próprio uso, antes não contemplados na PNAD das décadas passadas. Por outro lado, constam indagações que já faziam parte da PNAD de 1989 e daquela de 1990 em sua pesquisa Suplementar de Trabalho, como a procura de trabalho não só para os desocupados como também para os ocupados. Esta análise de resultados foiestruturada em cinco capítulos. O primeiro capítulo “População de 10 anos ou mais de idade: atividade e desocupação” tem como objetivo identificar características da estrutura e dinâmica da atividade e inserção no mercado de trabalho do Brasil e Grandes Regiões. O segundo capítulo “Qualificação da população ocupada” visa a mostrar um quadro do nível educacional da população ocupada, identificando, comoos demais capítulos, as diferenciações regionais.
O terceiro capítulo “A dimensão da atividade agrícola e não-agrícola” propõe-se
a verificar as diferenciações da estrutura e da dinâmica da população ocupada,
segundo o tipo de atividade (agrícola e não-agrícola), além de identificar as mudanças,
segundo os ramos de atividade. O quarto capítulo “A Contribuição da População Ocupada para aPrevidência” pretende mostrar como a proporção de contribuintes em relação ŕ população ocupada evoluiu no tempo, segundo as variáveis sexo e grupos de idade, os ramos de atividade no trabalho principal e as classes de rendimentos.
O quinto capítulo “A Evolução do Rendimento e a sua Distribuição” visa a mostrar a variação do rendimento no período estudado, segundo as variáveis sexo e situação dedomicílio, o número de trabalhos, a posição na ocupação no trabalho principal e a categoria de emprego. Estudou-se a distribuição dos rendimentos, segundo classes crescentes de decis e os Índices de Gini. A descrição dos conceitos e definições da PNAD, bem como dos indicadores utilizados, são encontradas no início de sta publicação, seguidas dos capítulos e principais conclusões do mercado de trabalho noperíodo de 1992 a 1997.
No final do volume, encontra-se um conjunto de tabelas de resultados para o Brasil e para as Grandes Regiões, que serviram de base para as análises apresentadas, além de quadros e gráficos que fazem parte dos capítulos acima relacionados.
População de 10 anos
ou mais de idade:
taxas e desocupação
A economia brasileira tem passado por constantes transformações.Portanto, conhecer e acompanhar os movimentos que orientam estas mudanças é de suma
importância no sentido de desenvolver mecanismos através dos quais se possa avançar para um melhor aprimoramento das condições de vida dentro do País. Importante também se faz conhecer as diferenças regionais dentro do território brasileiro.
O presente capítulo faz uma introdução ŕ análise do mercado de trabalho, no...
tracking img