Gerador de van der graaff

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1022 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]
FUNDAÇÃO EDSON QUEIROZ
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA

1 ENSINANDO E APRENDENDO













GERADOR DE VAN DER GRAAFF











ALUNO: FRANCISCO CÉSAR COSTA JUNIOR











PROFESSOR: GLAYDSON









Fortaleza – 2012
SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 3
1.1 Objetivo 3
1.2 Fundamentos Teóricos 3

2. PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS 4
2.1Materiais Utilizados 4
2.2 Princípios de Funcionamento do Gerador de Van Der Graaff 4
2.3 Experimento 1: Simulação de Descarga Elétrica 5
2.4 Experimento 2: Simulação de Repulsão Elétrica 5
2.5 Experimento 3: Lâmpada Fluorescente 5
2.6 Experimento 2: Simulação de Ventos Elétricos 5

3. CONCLUSÃO 6

4. BIBLIOGRAFIA 7


























1.INTRODUÇÃO


No dia 04 de agosto de 2012, foi realizada a primeira aula de Física Experimental III, sob a orientação do professor Glaydson, na Universidade de Fortaleza (UNIFOR).






1. Objetivos

Visualizar a existência de linhas de força, com o auxílio do mapeamento de campo elétrico gerado pela produção de uma tensão com um gerador de Van Der Graaff, excitando eletrodos, explicandoo comportamento do campo elétrico nas proximidades de dois eletrodos.


2. Fundamentos Teóricos

Gerador de Van Der Graaff


Robert Jemison Van der Graaff (1901-1967) foi um físico americano e construiu o gerador que leva seu nome. Um fato curioso é que Van der Graaff teve aulas de radiação com Marie Curie na Universidade de Sorbonne, em Paris, no período em que esteve lá, entre1924 e 1925. Na época, a motivação para construir um gerador de altas voltagens era que físicos experimentais, como Ernest Rutherford, precisavam acelerar partículas a energias suficientemente altas para desintegrar o núcleo atômico. O primeiro gerador, que atingia até 80.000V, foi feito em 1929 na Universidade de Princeton, onde lecionava. Em 1933, já no Massachusetts Institute of Technology,Van der Graaff construiu um gerador muito maior, que podia chegar até 7 milhões de volts.

















2. PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS


1. Material Utilizado

Para a realização dos experimentos foi utilizado um gerador de Van Der Graaff composto de uma esfera metálica oca, fios metálicos finos, dois roletes (superior e inferior), correia de borracha e escovasmetálicas, conforme mostra a figura abaixo:




[pic]



2. Princípio de Funcionamento do Gerador de Van Der Graaff

O princípio de funcionamento desse equipamento é da seguinte forma: um motor faz rodar uma esteira de borracha (isolante) que é friccionada em um conjunto de pontas metálicas que fornecem cargas à correia e estas são levadas para a parte interna da cúpula metálica queestá num potencial negativo muito alto comparado com o potencial do solo através de novas descargas elétricas que ocorrem em novas pontas metálicas que estão no interior da cúpula. Estas cargas são conduzidas para a superfície externa da cúpula. Como as cargas são transportadas continuamente pela correia, elas vão se acumulando na esfera.




3. Experimento 1: Simulação de DescargasElétricas

Para realizar esse experimento, utilizamos além do gerador, uma esfera metálica com um percevejo, e ao aproximarmos a esfera do gerador, produziu faíscas. Ao aproximar o lado da esfera que continha o percevejo e foi verificado que as faíscas somente apareciam caso o mesmo estivesse muito próximo do gerador. O gás em questão é o ar atmosférico. No momento em que aproximamos o bastão deteste ao Gerador ocorreu uma transferência visível de elétrons de um corpo para o outro. Essa transferência é denominada descarga elétrica, que é o rompimento de elétrons no ar.


4. Experimento 2: Simulação de Repulsão Elétrica

Foram colocados pedacinhos de papel, em torno do gerador de Van der
Graaff, na parte superior do globo do gerador. Ao ligá-lo foi observado que as tiras de...
tracking img