Gerador de van der graaff

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (730 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO MARANHÃO CENTRO DE CIENCIAS E TECNOLOGIAS DISCIPLINA: LABORATÓRIO DE FISICA – ELETRICIDADE E MAGNETISMO ALUNO: JOSÉ NILTON (1111236); HUGO LEONARDO (1111235); PEDRO HENRIQUE(1111204); LEANDRO BERNARDES (1111208); JOÃO VICTOR PESTANA (1111240).

RELATORIO AULA PRATICA- ELETRIZAÇÃO/ GERADOR DE VAN DER GRAAFF

SÃO LUIS/MA 2012

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO MARANHÃODISCIPLINA: LABORATÓRIO DE FISICA – ELETRICIDADE E MAGNETISMO RELATORIO AULA PRATICA- ELETRIZAÇÃO/ GERADOR DE VAN DER GRAAFF

OBJETIVOS   Compreender os processos de eletrização Verificar que o campoelétrico interno em uma cúpula eletrizada é zero.

MATERIAIS UTILIZADOS    Gerador; Bastão de descarga elétrica; Fios de ligação.

FUNDAMENTAÇAO TEORICA PROCESSOS DE ELETRIZAÇÃO Considera-seum corpo eletrizado quando este tiver número diferente de prótons e elétrons, ou seja, quando não estiver neutro. O processo de retirar ou acrescentar elétrons a um corpo neutro para que este passe aestar eletrizado denominase eletrização. Alguns dos processos de eletrização mais comuns são: Eletrização por atrito Como o próprio nome diz, atritando-se, ou melhor, colocando-se dois corposconstituídos de substâncias diferentes e inicialmente neutros em contato muito próximo, um deles cede elétrons, enquanto o outro recebe. Ao final, os dois corpos estarão eletrizados e com cargas elétricasopostas.

O gerador utilizado (Gerador de Van Der Graaff) funcionar com a excitação por atrito é composto por uma correia de material isolante, dois roletes, uma cúpula de descarga, um motor, duasescovas ou pentes metálicos e uma coluna de apoio. Os materiais mais usados na correia são o acrílico ou o PVC. Os roletes são de materiais diferentes, ao menos um deles condutores(como Teflon e alumínio),para que se eletrizem de forma diferente devido ao atrito de rolamento com a correia. O motor gira os roletes, que ficam eletrizados e atraem cargas opostas para a superfície externa da correia...
tracking img