Gerador de van der graaff

Páginas: 3 (559 palavras) Publicado: 3 de outubro de 2012
Robert Jemison Van De Graaff

Foi um físico americano descendente de holandeses, estudou em escola publica e se formou na universidade do Alabama, onde recebeu o titulo de bacharel, em 1922 emestre, em 1923. Ambos em engenharia mecânica.
Entrou na universidade de Oxford na Inglaterra como bolsista, em 1925, onde recebeu o título de Bacharel em Física, em 1926, e o de Doutor, também emFísica, em 1928. Ainda em Oxford se apaixonou pelos experimentos relacionados a física nuclear.
Ao retornar aos estados Unidos, em 1929, fez parte do Laboratório de Física Palmer na Universidade dePrinceton. Foi na Universidade de Princeton onde ele construiu seu primeiro gerador eletrostático, que levou seu nome. Gerador de Van De Graaff.

Gerador de Van De Graaff

O gerador de Van De Graaffpossui a capacidade de produzir tensões muito elevadas. O primeiro modelo criado por Robert alcançou 80.000 volts. Melhorias foram feitas e em uma demonstração o aparelho alcançou uma tensão de1.000.000 de volts.
Em 1930 quando foi convidado para fazer parte do Instituto de Tecnologia de Massachusetts Van De Graaff construiu seu primeiro grande gerador, um gerador capaz de produzir uma tensãode 7.000.000 volts.

Funcionamento do Gerador

Na construção de um gerador simples, que utiliza a eletrização por atrito, é usada uma correia de material isolante, dois roletes de materiaisdiferentes, uma cúpula feita de um material condutor, um motor, duas hastes ou escovas metálicas e uma coluna de apoio.
Seu funcionamento é baseado no carregamento, com eletricidade estática, da esferacondutora que se localiza em sua parte superior, através do contato com uma correia feita de um material isolante, que foi carregada por atrito. Duas hastes estão localizadas a altura de cada polia. Aspontas das hastes estão próximas à correia, mas sem tocarem ela. A parte da correia que se move para cima transporta um fluxo continuo de carga positiva, essa carga é captada pela haste superior...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gerador de van der graaff
  • Gerador de van der graaff
  • GERADOR DE VAN DER GRAAFF
  • gerador de van der graaff
  • Gerador de van der graaff
  • Gerador de Van der Graaff
  • Gerador de van der graaff
  • gerador de van der graaff

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!