GERADOR DE VAN DER GRAAFF

1914 palavras 8 páginas
CURSO DE ENGENHHARIA CIVIL

GERADOR DE VAN DER GRAAFF

Danelise Cearon
Jean Kayser
Mauricio De Oliveira Freitas

Física III

Caxias do sul, 23 de setembro de 2014.
1) OBJETIVOS

Demostrar através de um projeto o funcionamento da energia estática, para isto utilizaremos o gerador de VAN DER GRAAF. Com a intenção de gerar um campo elétrico, demostrando os fatores envolvidos para a sua existência tais como: eletrização por atrito, transportes de cargas elétricas, potencial elétrico.

2) INTRODUÇÃO TEÓRICA

Gerador de Van de Graaff Robert Van de Graaff (1901-1967), físico Americano, foi o criador do instrumento. Ele construiu o primeiro destes geradores que levou seu nome em 1931, com o propósito de produzir uma diferença de potencial muito alta (da ordem de 20 milhões de volts) para acelerar partículas carregadas que se chocavam contra blocos fixos. Os resultados das colisões nos informam das características dos núcleos do material que constituem o bloco.
Gerador de Van de Graaff, o gerador eletrostático, uma correia isolante recebe cargas superficiais que passam a ser transportadas a outro eletrodo, onde são removidas (como uma escada rolante transporta pessoas). Caracterizando-se assim uma corrente elétrica suficiente para gerar uma voltagem elevada por um curto período de tempo. O gerador eletrostático (Van de Graaff) pode ser entendido como uma esfera metálica isolada da terra que é permanentemente carregada (positiva ou negativamente) através desta correia. Por sua vez, esta correia, é carregada pelo atrito entre a polia e a correia (como se alguém continuamente esfregasse um bastão de plástico em um pedaço de feltro e encostasse o bastão na correia). Em pequenos geradores como este, a diferença de potencial é da ordem de KV (Quilovolt), enquanto que nos grandes aceleradores ela pode ultrapassar 10 MV.
Potencial elétrico – superfície equipotencial - é a propriedade com que um corpo energizado tem de conseguir realizar

Relacionados

  • Gerador de van der graaff
    1393 palavras | 6 páginas