Tecido sanguineo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1227 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Escola Estadual Monte Verde

Língua Portuguesa





Aléxia Fernanda Baleeiro Prado

Camila Porfírio Gonçalves

Higor Ferro Nequinho da Silva













Classes Gramaticais

Preposição



















Nova Monte Verde – MT

02/03/ 2012

Escola Estadual Monte Verde

























Tecido Sanguíneo eLinfático



Trabalho apresentado para avaliação do rendimento escolar na disciplina de Biologia, do 1º ano do ensino médio turma C, ministrada pela professora Veridiana Gomes Aguiar.




Alunos:
Aléxia Fernanda Baleeiro Prado;
Estefani de Paula MartinsGadelha;
Laila Anne Boing.




Nova Monte Verde – MT

2011

TECIDO SANGUÍNEO


Todas as células do sangue são originadas do interior do osso na medula óssea vermelha e em embriões como fígado e baço.
Tem como função: Transporte de gases, nutrientes e hormônios; Defesa orgânica; Coagulação sanguínea; Proteção contra elementos estranhos;Manutenção da temperatura do corpo; Regulação do pH e osmose.
O tecido sanguíneo é constituído por 55% de plasma e 45% de elementos figurados que são as Hemácias (Glóbulos vermelhos ou Eritrócitos), Leucócitos (Glóbulos Brancos) e as Plaquetas (Trombócitos).
Plasma: O plasma é um líquido que representa a substância intercelular do tecido. É constituído por água (90%), proteínas, sais, açúcares evitaminas, entre outras substâncias. Três proteínas importantíssimas do plasma são, o FIBRINOGÊNIO (que participa da coagulação sanguínea), as GLOBULINAS (que atuam como anticorpos) e as ALBUMINAS (que participam da regulação osmótica do sangue).
Elementos Figurados:
Hemácias, glóbulos vermelhos ou eritrócitos: são as mais numerosas células sanguíneas (cerca de 4,5 a 6 milhões por mm3 desangue). Sua função primordial é transportar e distribuir oxigênio e gás carbônico pelo corpo. As hemácias humanas são anucleadas e duram cerca de 90 a 120 dias: quando morrem, são metabolizadas no baço e no fígado.
Glóbulos brancos ou leucócitos: são células nucleadas que atuam como defensores e aumentando a imunidade (cerca de 6 a 10 mil por mm3 de sangue). O aumento dessa taxa chama-seLEUCOCITOSE e indica INFECÇÃO. Quando a taxa de leucócitos é baixa, o fenômeno chama-se LEUCOPENIA e indica BAIXA RESISTÊNCIA.
Alguns leucócitos atravessam a parede dos vasos sanguíneos chegando até o tecido vizinho. Este fenômeno chama-se DIAPEDESE. Outros também realizam a fagocitose de bactérias e outros microorganismos.
Os leucócitos são classificados em Granulosos (apresentamgrânulos no citoplasma): NEUTRÓFILOS (Representam 60% a 70% dos leucócitos); EOSINÓFILOS (Representam 2% a 4%); BASÓFILOS (Representam 0,5% a 1%); e os Agranulosos (não apresentam grânulos): MONÓCITOS (Representam 3% a 8%); LINFÓCITOS (Representam 20% a 30%).
Plaquetas ou trombócitos: São fragmentos anucleados de células (cerca de 200 a 400 mil por mm3 de sangue). Estão diretamente ligados àcoagulação sanguínea.
Coagulação Sanguínea: Quando um vaso sanguíneo é lesado uma enzima chamada de TROMBOPLASTINA, responsável por desencadear o processo de coagulação sanguínea. A tromboplastina vai ativar uma proteína presente no plasma e originada no fígado que é a PROTROMBINA. Esta quando ativada pela tromboplastina na presença de cálcio e de vitamina K se transforma em TROMBINA, uma enzima quevai agir sobre uma outra proteína presente no plasma e também produzida no fígado que é o FIBRINOGÊNIO. O fibrinogênio quando é ativado pela trombina se transforma em outra proteína fibrosa, chamada de FIBRINA, que vai obstruir a passagem do sangue, formando uma espécie de rede que impede a saída de elementos figurados do sangue, formando assim o coágulo sanguíneo.









O...
tracking img