Gastronomia de brasilia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4114 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução





Região Centro Oeste


A região centro oeste é formada por quatro estados, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal onde fica Brasília a capital do Brasil.
Atualmente a região centro oeste possui uma área de 1.606.371.505 km² sendo a segunda maior região do Brasil em superfície territorial porem ela é a região menos populosa do pais.Os primeiro habitantes dessa região foi os Indígenas e com o passar do tempo foi chegando os bandeirantes e pela chegada dos bandeirantes foram descobertas muitas minas de ouro e assim começou a ser criadas as primeiras vilas. E assim também passaram a vir para a região centro oeste os fazendeiros de Minas gerais e de São Paulo e com a vinda dos fazendeiros passaram a ser feita a criação de gadona região pelo clima ser propicio.

O povoamento passou a aumentar com as construções das estradas de ferros e mais tarde com o aparecimento de hidrovias e rodovias.

E com a construção da Capital do Brasil, brasília teve uma contribuição ainda maior para o desenvolvimento sócio econômico da Região Centro Oeste.

E atualmente a região centro oeste esta com uma populaçãode 14.058.094 habitantes segundo dados do instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
















































Região Centro Oeste
Mato Grosso


Localização
Divisas:
Norte: Amazonas e Pará.
Sul: Mato Grosso do Sul.
Oeste: Rondônia e Bolívia.
Leste:Tocantins e Goiás.
Tem uma área de aproximadamente, 906.806,9 km²
Seu revelo contêm planície com pântanos a oeste e depressões e planaltos ao Norte.
Seus principais rios são: Juruena,Teles Pires, Xingu, Araguaia, Paraguai, Piqueri, Cuiabá, São Lourenço das Mortes. RIOS PRINCIPAIS: Juruena,Teles Pires, Xingu, Araguaia, Paraguai, Piqueri, Cuiabá, São Lourenço das MortesVegetação: Cerrado na metade leste, floresta amazônica.
Clima: Tropical
141 municipios
As cidades mais populosas são: Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Cáceres e Barra do Garça.
Habitante: Mato-grossense.
População: 2.504.253 (2000)
Densidade: 2,76 habitantes p/km2
Analfabetismo: 11,11% (2000)
Mortalidade Infantil: 28,5Capital: Cuiabá
Etnias e População do Mato Grosso


82% da população do Mato Grosso residem em áreas urbanas e 18% ocupa a área rural. A maioria dos municípios são habitados por menos de 20 mil pessoas. Cuiabá é a capital mais populosa, com cerca de 551.098 habitantes.


O Mato Grosso nos últimos anos tem recebido importantes fluxos migratórios, que é conseqüência daexpansão da fronteira agrícola. O estado é formado por diversas etnias, segundo o IBGE, está distribuído em:


55,2% Pardos
36,7% Brancos
7% Negros
1,1% Indígenas


Então, é concluído que os habitantes se declaram como pardos. A população indígena tem maior concentração no parque nacional do Xingu, ali vivem todas as tribos indígenas.História e Colonização do Mato Grosso:


Cujas origens vinculam-se a exploração do ouro nas primeiras décadas do século 18, o início da colonização está relacionada a bandeira de Pascoal Moreira Cabral cujo o objetivo. Apressamento indígena não se concretizou graças a reação vigorosa dos índios conxipone, fracassando por inteiro, a expedição foi compensado com a descoberta do ouro na região.Resultou o inicio do povoamento da futura capitania de Mato Grosso, arraial da furquilha. O adensamento populacional da furquilha em meio seu crescimento, desorganizado e com difícil controle, levou Pascoal Moreira Cabral a criar no ano de 1719 o arraial de Cuiabá. De maneira geral entradas e bandeiras de que Páscoa seria um dos personagens. Correspondem ao movimento que normalmente partido de...
tracking img