Aspectos culturais contidos na gastronomia de brasília como atrativo turístico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 47 (11586 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Centro de Educação Superior de Brasília Instituto de Educação Superior de Brasília Bacharelado em Administração

Aspectos Culturais Contidos na Gastronomia de Brasília como Atrativo Turístico

Camila Guimarães Cadima Ribeiro

Brasília-DF Novembro de 2004 Camila Guimarães Cadima Ribeiro

Aspectos Culturais Contidos na Gastronomia Brasiliense como Atrativo Turístico

Trabalho deConclusão de Curso apresentado ao Curso de Turismo, do Instituto de Educação Superior de Brasília como requisito parcial para obtenção do grau de bacharel, sob a orientação da professora Verônica Cortez Ginani.

Brasília-DF IESB 2

Novembro/2004

3

Camila Guimarães Cadima Ribeiro

Aspectos Culturais Contidos na Gastronomia Brasiliense como Atrativo Turístico

Trabalho de Conclusão de Cursoapresentado e aprovado em (dd) de novembro de 2004, pela banca examinadora constituída pelos professores:

______________________________________________________ Prof. (Verônica Cortez Ginani) - orientadora _______________________________________________________ Prof. (Nome completo do professor membro da banca) _______________________________________________________ Prof. (Nome completo doprofessor membro da banca) 4

Dedico a minha mãe por ter me dado a vida, por nunca ter saído do meu lado e por ter me apoiado em todos os momentos.

5

AGRADECIMENTOS

Agradeço a

minha maravilhosa família que esteve ao meu lado me

apoiando e ajudando em todos os momentos, em especial a minha mãe, minhas irmãs Priscila e Gabriela e a minha tia Shanna. Agradeço a professora orientadoraVerônica Cortez Ginani pela paciência, pelos ensinamentos prestados e pelo conhecimento compartilhado. Agradeço também a todos os professores, pelo conhecimento nestes últimos quatro anos.

6

RESUMO

A gastronomia é um fator de identidade cultural. Brasília não possui uma gastronomia típica, mas possui uma gastronomia própria que é refletida na formação da população da cidade. Brasília éformada por pessoas vindas de todo país e do mundo, da mesma forma que é a sua gastronomia. Os restaurantes da cidade também possuem esta característica, são provenientes de todos os lugares e possuem todo tipo de influência. E são exatamente estes restaurantes que estão formando a gastronomia da cidade, pois estes recém influencias para se adaptar ao gosto do brasiliense, criando assim uma comidainovadora e própria para ser utilizada como atrativo turístico.

7

SUMÁRIO
RESUMO..............................................................................................................................................................7INTRODUÇÃO....................................................................................................................................................8 2.2 HISTÓRIA DA GASTRONOMIA NO DISTRITO FEDERAL.................................................................13 ....................................................................................................................................................................13 4.0 OS RESTAURANTES EMBRASÍLIA..................................................................................................23 De acordo com a revista Veja Mais Brasília, edição 2004, Brasília possui 183 restaurantes divididos em 25 especialidades. Para demonstrar a variedade da culinária na cidade, foram selecionados os restaurantes e especialidades mais representativos na cidade, levando-se em consideração apenas as culinárias típicas de paises ou regionais existentes em Brasília.........................................................................................................23 - Alemão.......................................................................................................................................................23 4.5 GASTRONOMIA BRASILEIRA................................................................................................................39...
tracking img