Fruta cagaita

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (349 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
 A cagaita, ou cagaitera, como é popularmente chamada, é uma fruta nativa brasileira, originária do Cerrado. Sua árvore é de porte médio, de três a quatro metros de altura, com ramostortuosos, tem tronco enrugado e folhas que lembram as da goiabeira. 
Tanto o nome popular como o científico são bem sugetivos: Eugenia Dysenterica ou simplesmente cagaita. 
Apesarde seu sabor agradável e de sua natureza refrescante, o povo da região dos cerrados sabe que, por um capricho da natureza, a cagaita é uma fruta que deve ser saboreada com moderação.Quem não quiser acreditar, ficará sabendo que os nomes populares e científicos das frutas têm sua razão de ser.

O fato é que, consumida em excesso, a cagaita provoca uma fermentação,estimuladora do funcionamento intestinal e causadora de uma espécie de mal-estar semelhante à embriaguez. Por outro lado, a infusão da folha e da casca da árvore tem efeito contrário,sendo muito utilizada pela medicina popular como antidiarreico.

No Centro de Tecnologia Agroindustrial da EMBRAPA, com sede no Rio de Janeiro, desenvolvem-se e testam-se novasreceitas de sucos, geleias e doces, com amostras de frutas do Cerrado. Ali, juntamente com a amêndoa torrada do baru, o suco de cagaita constitui um dos produtos da preferência dosvisitantes e funcionários.

Foi ali também que se comprovou aquilo que o nativo já sabia há tempos; se a fruta in natura provoca reações intestinais desagradáveis, a sua polpa, utilizadacomo ingrediente de sucos, geleias, refrescos, sorvetes, doces e licores, conservam apenas as suas características agradáveis de sabor e perfume.

INTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAE TECNOLOGIA DO PIAUI – IFPI
Campus de Uruçui –Pi
Disciplina: Introdução a Agroindústria
Professor (a): Nereide Serafim

FRUTA CAGAITA...
tracking img