Ford e taylor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1131 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
TAYLOR E FORD

Taylor e Ford abriram caminho para que o Capitalismo Industrial atingisse novos patamares. Contudo, primeiramente, vamos estabelecer suas origens e seus caminhos percorridos e posteriormente analisaremos onde se encontram e com o quê que contribuíram para o mundo moderno.
Frederick Winslow Taylor (Figura 1) nasceu no ano de 1856 na Filadélfia (E.U.A). Ele trabalhou comooperário exercendo função de técnico em mecânica, mas estudava engenharia e, portanto, se tornou um engenheiro mecânico. Taylor contribuiu muito para a administração das empresas da época, sendo considerado por muitos o “Pai da Administração Científica”, pois utilizou métodos científicos cartesianos na administração industrial, estabelecendo como foco a eficiência e a eficácia operacional.

Figura 1 -Frederick Winslow Taylor

Para tanto Frederick W. Taylor escolheu caminhos que visavam o aperfeiçoamento do trabalhador em determinada área. Então, partiu do seguinte pressuposto: todos devem ter estudos para que consigam instalar uma metodologia eficiente visando o máximo de desenvolvimento, fazendo treinamentos e inferindo instruções sistêmicas. Em relação ao nível de produtividade, elerelacionou capitão e trabalho com o intuito de diminuir custos e aumentar o salário do operário, além de maximizar a produção. Esse último foi conquistado também com uma tática, isto é, o pagamento que o trabalhador recebia era por peça que ele produzia, fazendo com que dessa forma se ele quisesse ganhar mais, deveria trabalhar mais. O chamado Taylorismo acreditava que os trabalhadores deveriam serorganizados de forma hierárquica e sistematizada, ou seja, cada um possuindo uma atividade específica no sistema produtivo da indústria. Tal trabalhador seria monitorado no tempo de produção, pois o objetivo seria a fabricação do produto no menor tempo possível, sendo premiados aqueles que se sobressaíssem. Taylor também implantou um sistema que programava tudo em todos os horários, além defiscalizar todos os funcionários por meio de transmissões em cada setor da fábrica.
Inicialmente Taylor tinha o objetivo de acabar com o desperdício e a ociosidade das fábricas, assim como da classe operária. No entanto, todo esse controle inflexível, mecanicista, elevou enormemente o desempenho das indústrias em que ele administrou, entretanto, geraram demissões, insatisfação e estresse para seussubordinados e sindicalistas.
Henry Ford (Figura 2) nasceu no ano de 1863 na cidade de Springwells nos Estados Unidos da América. Ele foi um empreendedor e inovador, sendo fundador da Ford Motor Company. Ford ficou para garantir a inovação no setor de transportes e do processo industrial estadunidense. Além de aplicar de forma plena pela primeira vez na história do mundo industrial os princípios dalinha de montagem, conseguindo resultados fabulosos de aumento de produtividade com seus trabalhadores atuando em uma linha de montagem com esteira rolante, sem a necessidade de mão de obra altamente especializada.

Figura 2 - Henry Ford

No Fordismo o trabalhador se especializava em apenas uma etapa do processo produtivo e repetia esta mesma atividade durante toda a jornada de trabalho, o queacabava por provocar uma alienação física e psicológica nos operários, que não tinham noção do processo produtivo do automóvel por inteiro (Figura 3). Essa racionalização da produção proporcionou a popularização do automóvel de tal forma que os próprios operários puderam adquirir seus veículos.

Figura 3 – Produção Fordista de automóveis

Neste processo de produção, o trabalho tornou-se maisintenso dentro da mesma carga horária diária. A produção tornou-se ininterrupta, com isto os lucros obtidos se tornaram muito maiores, o tempo de montagem de um chassi diminuiu em 10 horas. A mais-valia do processo produtivo aumentou na mesma proporção deste ganho de produtividade.
O intenso empenho de Henry Ford para baixar os custos resultou em muitas inovações técnicas e de negócios,...
tracking img