Estrutura do sistema operacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (258 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Estrutura Do Sistema Operacional

Estrutura do Sistema Operacional

Sistema operacional não é composto por uma sequencia de inicio, meio e fim comoaplicativo/programa baseados em eventos de forma assíncrona.
Assim é formado por um conjunto de rotinas (procedimentos tarefas) que oferece serviços ao usuário e aplicações, denominadonúcleo de sistema ou kernel. É a camada do software mais próxima do hardware, permite que os processos utilizem esses recursos concorrentemente de forma segura epadronizada. Os SO são fornecidos juntamente com os utilitários e linguagem de comandos que são, ferramentas de apoio ao usuário, porem não são partes do núcleo do sistema.
Acomunicação entre o usuário e o kernel e feita por intermédio de chamadas de rotina do sistema realizadas por aplicações, e através da interação como núcleo maisamigavelmente por meio de utilitários ou linguagem de comandos.
A estrutura do kernel diz a respeito ao modo como o código e organizado e inter-relacionado entre seus diversoscomponentes, pode variar de acordo com a concepção do projeto.
O núcleo possui rotinas executadas concorrentemente sem uma ordem pré-definida, com base em eventos dissociadosdo tempo. Muito desses eventos estão relacionados ao hardware e as tarefas internas do próprio sistema operacional.
As principais funções do núcleo são:

*Trata asinterrupções;
* Cria ou elimina processos;
* Sincroniza-se e comunica-se entre os processos;
* Escalonamento e controle dos processos;
* Gerência de memória;
*Gerência do Sistema de Arquivo;
* Operações de entrada e Saída;
* Contabiliza o uso do sistema;
*Suporte de redes locais e distribuídas;
*Auditoria e segurança do sistema;
tracking img