Fluidos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5335 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ANEXOS

EXERCÍCIOS RESOLVIDOS




AGOSTO DE 2005






1- Desenhe uma torre de arrefecimento típica e indique os nomes dos seus componentes:

As torres de arrefecimento têm como função arrefecer a água utilizada na condensação dos fluidos refrigerantes.


Figura 1- Torre de arrefecimento típica e detalhe do enchimento

O enchimento detém a queda direta da água,aumentando a superfície de troca e o tempo de contato.

2- Quais são os parâmetros a serem considerados ao selecionar uma torre de arrefecimento?
Para uma adequada escolha de uma torre de arrefecimento é preciso conhecer o limite de resfriamento da água. Se a água é resfriada em contato com o ar o ponto limite de equilíbrio a ser atingido é a temperatura do bulbo úmido do ar ambiente, ou seja: a águanão poderá ser resfriada a uma temperatura inferior à TBU do ar. Além disso é preciso considerar a carga térmica do ambiente a ser climatizado e a temperatura de entrada da água quente. É importante registrar que a capacidade da torre é aproximadamente 25% superior à carga térmica ambiente, uma vez que o calor gerado no processo de compressão deverá ser retirado no processo de condensação pelaágua.

3- Qual a função de uma válvula de expansão termostática em um sistema de refrigeração?

A válvula de expansão termostática é usada para regular o fluxo do refrigerante a fim de garantir que ele evapore totalmente na serpentina, para garantir a redução da pressão do sistema e ainda para manter um superaquecimento constante do vapor que deixa a serpentina. Elas podem ser do tipoequalização externa e equalização interna.











Figura 2- Esquema de funcionamento de uma válvula com equalização interna de pressão.

As válvulas de expansão termostáticas com equalização externa de pressão são utilizadas quando, ao fluir através do evaporador, o fluido sofrer uma queda de pressão elevada devido ao atrito. Dessa forma, sua temperatura de saturação é sempre mais baixa nasaída do que na entrada. Como exemplo, considere a válvula com equalização externa de pressão, ilustrada na Figura 3, montada em um sistema com perda de carga no evaporador de 62kPa.




Figura 3- Funcionamento de uma válvula com equalização externa de pressão.

A tabela a seguir indica o que acontece quando abrimos, fechamos ou adicionamos mais fluido refrigerante no sistema.Procedimento* Superaquecimento
Aumenta diminui
Abrir válvula x
Fechar válvula x
Adicionar refrigerante x
Retirar refrigerante x
* girar no sentido horário fecha a válvula; girar no sentido anti-horário abre a válvula.

4- Explique o que é grau de superaquecimento do fluido refrigerante. Por que ele é utilizado?
O superaquecimento do fluido refrigerante à saída do evaporador, definido entrea diferença da temperatura de sucção (Ts) e a temperatura de evaporação saturada (Tev) pode ser medida através de um manifold, termômetro de bulbo ou eletrônico (com sensor de temperatura), isolante e tabela de conversão pressão-temperatura para o fluido refrigerante. Para tanto devemos colocar o bulbo em contato com a linha de sucção. A superfície deve estar limpa e a medição deve ser feita naparte superior do tubo, para evitar leituras falsas. Isole o bulbo ou sensor com o isolante de modo a isolá-lo da temperatura ambiente. Instale o manifold nas linhas de descarga (manômetro de alta) e sucção (manômetro de baixa). Depois que as condições de funcionamento se estabilizarem leia a pressão no manômetro da linha de sucção. Da tabela de R-22 obtenha a temperatura de evaporação saturada(Tve). No termômetro leia a temperatura de sucção (Ts). Faça várias leituras da temperatura. Subtraia a temperatura de evaporação saturada (Tev) da temperatura de sucção, a diferença é o superaquecimento. Se o superaquecimento estiver entre 4C e 6C, a regulagem da válvula de expansão está dentro do padrão. Se estiver abaixo, muito refrigerante está sendo injetado no evaporador e é necessário...
tracking img