Fluidos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2293 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
12/03/2013

Mecânica dos Fluidos

Prof. MSc. Ricardo Rodrigues

Capítulo 01
Bistafa, S. R., Mecânica dos Fluidos, 1ª Reimp. Brunetti, F., Mecânica dos Fluidos, 2ª Ed. Fox & McDonald, Mecânica dos Fluidos, 5ª Ed.

Introdução

Mecânica dos Fluidos – Ciência que estuda o comportamento físico dos fluidos, assim como as leis que regem esse comportamento. Seu estudo é importante para osfísicos, cujo principal interesse é a compreensão dos fenômenos. Eles podem, por exemplo, estar interessado em aprender como se comportam os vários tipos de fenômenos ondulatórios na atmosfera e no oceano.





1

12/03/2013

Introdução

O estudo da mecânica dos fluidos é importante para os engenheiros, cujo principal interesse está nas aplicações desta ciência para resolver problemasindustriais e ambientais.



Engenheiros ambientais
o

Entender como o despejo de esgoto industrial na atmosfera, no solo e na água (rios, oceanos, etc.) estão afetando nosso planeta.



Engenheiros civis:
o

Projetar canais de irrigação, barragens e sistemas de abastecimento de água.

Introdução

O estudo da mecânica dos fluidos é importante para os engenheiros, cujoprincipal interesse está nas aplicações desta ciência para resolver problemas industriais.



Engenheiros aeroespaciais:
o

Idealizar aviões com baixa resistência e, ao mesmo tempo, força para suportar o peso do avião.



Engenheiros mecânicos;
o

Projetar turbinas, trocadores de calor, e acoplamentos fluido.



Engenheiros químicos;
o

Projetar dispositivos eficientes paramisturar produtos químicos industriais.

Introdução

Os objetivos dos físicos e engenheiros, no entanto, não são muitos diferentes.



Isto porque os engenheiros precisam entender e os físicos precisam de ser motivados através de aplicações.



Mecânica dos fluidos, como o estudo de qualquer outro ramo da ciência, precisa de análises matemáticas, bem como experimentação.



Asabordagens analíticas ajudará a encontrar as soluções para certos problemas idealizados e simplificado, e na compreensão dos fenômenos aparentemente diferentes.

2

12/03/2013

Introdução

Vale salientar que, simplificações drásticas serão necessárias em decorrência da complexidade dos fenômenos reais. Um bom entendimento das técnicas matemáticas é definitivamente útil, embora sejaprovavelmente justo dizer que algumas das maiores contribuições teóricas vêm das pessoas que dependiam fortemente da sua intuição física, uma espécie de "visão", pelo qual eles foram capazes de distinguir entre o que é relevante e o que não é.



Introdução

Como em outros campos da ciência, nossa capacidade matemática é muito limitada para enfrentar os complexos problemas de escoamento de fluidosreais.



Se o interesse é, principalmente, querer a compreensão da física ou nas aplicações, que deve depender fortemente das observações experimentais para testar as nossas análises e desenvolver “insights” sobre a natureza do fenômeno.



Estudiosos da Dinâmica dos Fluidos não se pode dar ao luxo de pensar como matemáticos puros.

Introdução

Esta disciplina é apenas uma introduçãoà mecânica dos fluidos, que destina-se aos engenheiros e físicos. Embora a ênfase está na compreensão dos conceitos elementares envolvidos e sua aplicação nos campos de engenharia.



É bom mencionar que, o ALUNO não vai obter uma satisfação completa, mesmo depois de ter cursado a disciplina. Porém é mais provável que ele ou ela tenha mais perguntas sobre a natureza dos fluxos de fluidos doque antes de estudar o tema.



O propósito da disciplina, no entanto, é tentar deixar o ALUNO curioso e interessado em Mecânica dos Fluidos.

3

12/03/2013

Unidades de Medição
Mecânica dos Fluidos Capítulo 01

Unidades de Medição

Para os sistemas mecânicos, as unidades de todas as variáveis físicas podem ser expressas em termos das unidades de quatro variáveis de base, isto...
tracking img