Flexibilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6039 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

TICIANA NOBREGA ARAUJO

ANÁLISE COMPARATIVOA DO NÍVEL DE FLEXIBILIDADE EM CRIANÇAS ENTRE 8 A 10 ANOS E 11 A 13 ANOS PRATICANTES DE GINÁSTICA ARTÍSTICA E SUA INFLUÊNCIA DENTRO DA ANATOMIA FUNCIONAL DA REGIÃO PÉLVICA.

FORTALEZA
2012

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

TICIANA NOBREGA ARAUJO

ANÁLISE COMPARATIVA DO NÍVEL DE FLEXIBILIDADE EM CRIANÇAS ENTRE 8 A 10 ANOS E11 A 13 ANOS PRATICANTES DE GINÁSTICA ARTÍSTICA E SUA INFLUÊNCIA DENTRO DA ANATOMIA FUNCIONAL DA REGIÃO PÉLVICA.

Artigo apresentado para obtenção dos créditos da disciplina Trabalho de Conclusão do Curso II, como parte das exigências para Graduação no curso de Educação Física da Faculdade integrada do Ceará – FIC.

Orientador: Prof. Ms. Bárbara Raquel Agostini Palomares

FORTALEZA
2012TERMO DE APROVAÇÃO

ANÁLISE COMPARATIVO DO NÍVEL DE FLEXIBILIDADE EM CRIANÇAS ENTRE 8 A 10 ANOS E 11 A 13 ANOS PRATICANTES DE GINÁSTICA ARTÍSTICA E SUA INFLUÊNCIA DENTRO DA ANATOMIA FUNCIONAL DA REGIÃO PÉLVICA.

TICIANA NOBREGA ARAUJO

Artigo apresentado como requisito parcial para obtenção do titulo de Licenciado(Bacharel) em Educação Física, tendo sido aprovado pela Banca Examinadoracomposta pelos Professores:

Data: _____/_____/________

-------------------------------------------------

Prof. Ms. Bárbara Raquel Agostini Palomares
Orientador - FIC

-------------------------------------------------

-------------------------------------------------

Examinador - FIC

--------------------------------------------------------------------------------------------------

-------------------------------------------------

Examinador - FIC

SUMÁRIO

RESUMO

ABSTRACT

1 INTRODUÇÃO

Esse artigo é sobre a análise comparativa do nível de flexibilidade em crianças entre 8 a 10 anos e de 11 a 13 anos praticantes de ginástica artística e sobre a sua influencia dentro da anatomia funcional da região pélvica. Apresentando uma grande complexidadede movimento, configurando sua técnica por elementos de dança, ginastica e artes de manípulos.
Todos os movimentos da Ginástica Artística requer um certo nível de condicionamento físico para ser executado e ao mesmo tempo, provocar no indivíduo que pratica uma melhora a nível de diferentes capacidades físicas, especialmente a flexibilidade.
No treinamento da Ginástica Artística, a flexibilidadeé sem duvida, a capacidade física principal que deve ser desenvolvida nas ginastas, pelo fato dos elementos corporais obrigatórios exigidos no desenvolvimento das series. Exigindo um elevado grau de flexibilidade na sua execução, fazendo com que seja imprescindível o treinamento desta.
Sua maior importância é que a modalidade “Ginastica Artística” é nomeada completa, pois exige todos os tipos demovimentação do corpo, e imenso domínio dos movimentos: como o deslocamento lento, rápido, rotações ao redor de todos os eixos do corpo, exercícios de força, outros que exigem amplitude máxima de movimento de uma articulação, posições de equilíbrio, envolvendo inúmeras ações motoras. Desta forma, a Ginastica Artística exige uma preparação física mais completa possível, pois para realizar todasestas formas de movimentos, o ginasta deve ter um físico muito desenvolvido. E é por isso que a flexibilidade de uma ginasta tem que ser muito exigida para alcançar um nível de amplitude maior.
A flexibilidade é uma capacidade motora fundamental para o ser humano, pois apresenta relações diretas com movimentos e tarefas mais simples do dia-a-dia como também dos gestos mais complexos de qualqueratividade física. É um grande fator para diversos desportos, bem como para o condicionamento de sedentários. Embora como qualidade física seja percebida de forma integral, acontece de modo totalmente especifico para cada articulação ou para cada movimento.
A flexibilidade é também uma capacidade física que pode ser relacionada à saúde e ao desempenho desportivo e descrever a Amplitude de...
tracking img