Flexibilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1126 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BELO HORIZONTE UNI-BH

BRUNO TEIXEIRA MACHADO
CLAUDIANE APARECIDA DA SILVA
GUILHERME HALABI DA COSTA
JAIR HENRIQUE ABRANTES
LAURA NUNES DE OLIVEIRA SANTOS
RAVENGAR FRANZONI NETO
THIAGO CATRINCK DUTRA




COMPARAÇÃO DE DESEMPENHO DE FLEXIBILIDADE ENTRE HOMENS E MULHERES











Belo Horizonte
2012
Resumo

O objetivo do presente estudo foiverificar se existe diferença de flexibilidade entre os gêneros feminino e masculino utilizando o teste de sentar e alcançar e analisando os dados a partir do teste-t student. Os indivíduos consistiram de 59 voluntários, sedentários ou não e alunos do curso de educação física, sendo 21 mulheres e 38 homens, sendo que a faixa etária apresentou uma média de 22,8 anos. Para mensuração do nível deflexibilidade, foi realizado o teste sentar e alcançar, com um banco de Wels. A análise dos dados estatísticos a partir do test-t student indicou não haver diferença significativa entre os gêneros

Palavras chave: Flexibilidade, comparação de gêneros, sentar e alcançar



























Introdução

O alto rendimento sugere níveis avançados de execução demovimentos eficientes na pratica esportiva. A importância da flexibilidade está envolvida diretamente com a exigência motora na qual o atleta esta inserido. Quanto mais alta for a exigência de performance, mais atenção deve ser dada à flexibilidade. Diferentes modalidades esportivas exigem mais ou menos da flexibilidade, porém, quanto maior for o rendimento do atleta, proporcionalmente será aeficiência, rapidez e amplitude de seus movimentos através da flexibilidade. (DANTAS, 1998).


Níveis adequados de flexibilidade contribuem para a manutenção do equilíbrio, qualidade e quantidade de movimentos que se relacionam diretamente com a qualidade de vida. Movimentos envolvendo articulações com flexibilidade limitada são executados com menor eficiência mecânica e, portanto, maior gastoenergético, ou seja, contribuição de movimentos mais econômicos. (KOZEY, 1990).


Existem diversas definições para o termo, dentre eles gostaríamos de ressaltar Araújo, (1999, p. 26) que diz: “É a amplitude máxima passiva fisiológica de um dado movimento articular”. Ou então quando o mesmo se refere a: "Qualidade motriz que depende da elasticidade muscular e da mobilidade articular expressa pelamáxima amplitude de movimento necessária para execução de qualquer atividade física, sem que ocorram lesões anatomopatológicas” (ARAÚJO, 1983).


Cada modalidade esportiva possui sua forma de manifestação da flexibilidade. Acontece de uma mesma modalidade possuir diferentes tipos de programa de treinamento. Para se atingir um potencial ou desenvolvimento máximo de um determinado movimento faz-senecessário atentar as exigências especificas dos processos de treinamento, podendo-se figurar flexibilidade geral ou especifica. Flexibilidade geral caracteriza um nível médio de amplitude nas principais articulações. Já a flexibilidade especifica diz respeito a uma determinada articulação que se torna principal e decisiva em certa modalidade. Certos movimentos exigem a presença da flexibilidadedinâmica, que significa que uma posição articular pode ser
alcançada somente por pouco tempo já na flexibilidade estática, uma posição articular é alcançada por um maior período de tempo (MARTIN et al., 1991).


A melhora da flexibilidade assim como para a maioria das outras capacidades físicas, deve ser atingida através de um treinamento e técnicas de alongamento continuo e gradual, para quehaja uma otimização, é imperioso o diagnostico inicial que define um ponto de partida e um objetivo para ser alcançado, uma correta avaliação, está relacionada com uma melhora de desempenho, movimento articular e alcance de objetivos .(COELHO, 2007).


Pouco se sabe a respeito de diferenças significativas de flexibilidade entre os gêneros, alguns estudos relatam que em pesquisa comparativa...
tracking img