Flexibilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3002 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]













Treinamento e Avaliação Física

Flexibilidade











Professor: Luís

Alunos: Mayara Cristina

Rafael Alves

Júlio Cesar





Abril 2012



A flexibilidade vem sendo empregada, desde a antiguidade, com várias finalidades, comomelhorar o bem-estar do indivíduo, mas também pode ser usada como tortura e causar a morte.

De acordo com Egan (1984), citado pro Alter (1999), a origem da flexibilidade como método de treinamento é desconhecida, embora os antigos gregos usassem algum tipo de treinamento de flexibilidade, permitindo-lhes lutar, fazer acrobacias e dançar com mais facilidade. O treinamento de flexibilidadefoi incorporado nos quatro tipos de ginástica: profilática, terapêutica, marcial (treinamento militar) e atlética.

A flexibilidade também era usada como forma de tortura, tendo como objetivo, segundo Beccaria (1974), fazer uma pessoa confessar um crime, esclarecer relatos contraditórios, descobrir cúmplices, inocentar alguém de infâmia e descobrir outros crimes. Era sabido que forças dealongamento, se aplicadas de forma adequada sobre partes do corpo, eram capazes de produzir muita dor e matar.

A palavra flexibilidade significa ‘‘curva-se”, sendo derivada do Latin flectere ou flecxibilis. Já ALTER (1999) diz haver várias definições e pouca concordância sobre a flexibilidade “normal”, talvez a definição mais simples seja a amplitude de movimento disponível em umaarticulação ou em um grupo de articulações.

Mais o que é Flexibilidade? É a capacidade física responsável pela execução voluntária de um movimento de amplitude angular máxima, por uma articulação ou conjunto de articulações, dentro dos limites morfológicos, sem o risco de provocar lesão. Quanto menor a flexibilidade de um músculo pior é a sua qualidade de contracção. Para treinar a flexibilidadedeverão ser realizados exercícios de alongamento que mobilizem todas as grandes articulações, com destaque para o tronco, membros superiores e inferiores. A flexibilidade é muito importante para aumentar a qualidade e a quantidade dos movimentos e melhora a postura corporal.
A flexibilidade também implica liberdade de movimento, capacidade de uma articulação para mover-se com fluidez em suapotência amplitude de movimento (Heyward, 1984).

Com a modernidade as pessoas estão tendo muitas informações, principalmente sobre atividade física, em que existem vários objetivos diferentes como: desejo de ter um corpo perfeito, ganhar uma competição, saúde, qualidade de vida etc. Em todos os objetivos citados a flexibilidade é de grande valia, sendo assim extremamente importante suaprática, que cada vez mais vem crescendo, principalmente nas academias de ginástica.

A flexibilidade tem papel importante na vida diária das pessoas, em que a falta de exercícios específicos geralmente não proporciona movimentos amplos, dificultando algumas tarefas básicas como: cortar as unhas do próprio pé, coçar as costas, colocar o pé em um local mais alto para amarrar os sapatos, quandonão há possibilidade de abaixar etc...

Segundo Achour Júnior (1999), há evidências de que um músculo mantido encurtado reforça a resistência do tecido conjuntivo, e o processo de envelhecimento é favorecido, tendo a capacidade de retenção de água reduzida, provocando maior rigidez do tecido de colágeno. As conseqüências se fazem sentir na postura correta, abalando a estabilidade dosistema muscular, aumentando o risco de lesão e de dores musculares.

Para Dantas (1986), há quatro componentes da flexibilidade, sendo eles:

➢ Mobilidade: “No tocante ao grau de liberdade de movimento da articulação.”

➢ Elasticidade: “Referindo-se ao estiramento elástico de componentes musculares”.

➢ Plasticidade: “Grau de deformação temporária que...
tracking img