Fisioterapia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1083 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FISIOTERAPIA DOMICILIAR
Esta variação do atendimento fisioterapêutico, tem suas raízes no atendimento denominado “Home care”, expressão criada nos Estados Unidos (ano de 1796) para a atenção dada em domicílio a pacientes incapazes de se locomover até um serviço de saúde. O home care consiste no atendimento multidisciplinar (médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos…) atépouco tempo atrás focado aos pacientes acamados, com enfermidades graves, que praticamente necessitavam de um hospital em casa. Hoje muitas empresas são especializadas neste tipo de atendimento multidisciplinar.
Não apenas os idosos estão se utilizando deste serviço, na área especifica da fisioterapia domiciliar a população em geral tem procurado esta opção de tratamento devido ao ritmo de vidaalucinante, principalmente nas grandes cidades. Os benefícios são inúmeros, porém o que tem atraído mais os pacientes é a possibilidade de flexibilidade de horários, fugindo dos horários comerciais, a questão da dificuldade de locomoção devido ao trânsito e o fim da dependência de familiares e amigos para levá-los ao serviço de fisioterapia.
Além dos benefícios já citados, a fisioterapiadomiciliar permite a maior individualidade do atendimento, visto que o profissional estará exclusivamente dando atenção ao seu paciente, podendo realizar também uma análise da residência do paciente para poder orientá-lo sobre possíveis perigos, dar dicas de exercícios, e facilitar as atividades de vida diária.
Os pacientes submetidos à cirurgia também são beneficiados. O atendimento precocepós-cirúrgico evita muitas complicações, por exemplo, o risco de infecções, a mobilização precoce do segmento operado evita encurtamentos musculares, perda acentuada de força, diminuição da dor e melhora a cicatrização. Todas essas vantagens permitem que o paciente acelere seu processo de reabilitação (comprovadas cientificamente por diversos estudos) com segurança e na comodidade de sua casa. A diminuição dotempo de tratamento é principalmente valida àqueles pacientes que são esportivamente ativos.
Com a evolução da tecnologia na fisioterapia, principalmente no que diz respeito à parte de aparelhos (muitos deles já portáteis e de fácil manuseio), os tratamentos são completos, bem próximos aos realizados nas clínicas, com a opção ainda de se utilizar os próprios objetos do lar para os exercícios,dependendo da criatividade do terapeuta.

TECNOLOGIA EM ACESIBILIDADE
Ao longo da história, a tecnologia vem sendo utilizada para facilitar a vida dos seres humanos. Para pessoas com deficiência, a tecnologia é a diferença entre "poder ou não usufruir". Aqui será mostrada as tecnologias assistivas mais utilizados nas dias de hoje facilitando a vida de todos.

Uma empresa japonesa apresentou em umevento espetacular em Tóquio uma espécie de roupa robô cujo objetivo é facilitar os movimentos de idosos e de deficientes físicos.
Quando o indivíduo coloca a roupa, chamada de Hal, vê sua força aumentar de forma considerável, o que faz o inventor Yoshiyuki Sankai afirmar que a mesma será muito útil para pessoas da terceira idade. A roupa robô, que parece algumas das invenções vistas nos mangás- histórias em quadrinhos japonesas - também poderá ser usada em programas de reabilitação para pessoas com deficiências físicas.
Hal está equipado de vários sensores que percebem os movimentos do corpo, o que ajudaria seus usuários a executarem ações que não poderiam realizar por si mesmos.

O Blindsoft foi desenvolvido em linguagem Delphi, em ambiente Windows 95, usando a placa de somSoundBlaster para emitir os sons. Eles funcionam como uma espécie de guia ao usuário, que pode abrir e fechar arquivos, editar textos, copiar, ler, apagar e renomear arquivos, entre outras operações simples. Assim, o deficiente visual pode escrever seus trabalhos, lê-los e mostrá-los a outras pessoas, que também poderão lê-los normalmente na tela do computador, não havendo necessidade do método...
tracking img