Fisioterapia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (874 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A história da fisioterapia

Desde muito tempo era utilizadas técnicas de massagem, mudança de temperatura (frio/calor, calor/frio), uso de eletricidade para amenizar os problemas surgidos no corpoao longo dos anos.
Durante a Antiguidade (4.00 a.C – d.C), usava-se eletroterapia por intermédio dos peixes elétricos, e para curar o que era chamado de “diferenças incômodas” era utilizada umatécnica chamada ginástica. As técnicas que tinham como envolvimento o movimento corporal antes de ser realizadas eram muito estudadas, racionalizadas e planejadas.
Já na Idade Média a ginástica e osestudos que envolviam saúde foram interrompidos graças ao caráter eclesiástico que era dominante na época. As camadas superiores da nobreza passou a ter grande interesse por atividades que pudessemaumentar a potencia física. Na época denominada Renascimento, juntamente com o humanismo, as artes e o culto ao físico assim como os estudos sobre a saúde foram reiniciados, e a partir desta época passou-sea ter grande preocupação quanto a um corpo saudável. Mercurialis inventou exercícios para a conservação do estado de saúde já existente do individuo. Nota-se que havia uma preocupação em se ter umorganismo saudável ou não.
Quando surgiu o uso de maquinas de trabalho (Revolução Industrial), os mesmos trabalhadores repetiam excessivamente os mesmo serviços, o que causava um cansaço maior eaumentaram o nível de doenças, principalmente os acidentes trabalhistas.

Desde muito tempo já se podia observar exercícios terapêuticos que envolviam o corpo, porém apenas no século XX, entre a I e IIGuerra Mundial, que tais exercícios passaram a denominar-se Fisioterapia. Para tratar e reabilitar os soldados lesionados, durante estas guerras surgiram as primeiras escolas de cinesioterapia. Desdeentão a Fisioterapia passou a fazer parte da Área da Saúde, com o objetivo de reabilitar ou recuperar o organismo lesionado, para que tal pudesse voltar às atividades rotineiras.
Há registros do uso...
tracking img