Fisioterapia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (486 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Atividades Práticas Supervisionadas – ETAPA 3

Realização de pesquisa bibliográfica demonstrando a importância da fisioterapia na área respiratória.

De acordo com a pesquisarealizada pelo grupo nas bases de dados como SciElo e BIREME, encontramos diversos artigos que relatam sobre a atuação da fisioterapia na área respiratória.

A maioria dos artigos encontradosdescreve e investiga a atuação do profissional fisioterapeuta na Unidade de Terapia Intensiva e no pós operatório de pacientes com patologias diversas.

Um dos artigos, tendo como título“Pneumonia complicada por pneumatocele gigante em criança com síndrome da imunodeficência adquirida: importância da fisioterapia respiratória”, é um relato de caso e tem por objetivo descrever o tratamentofisioterapeutico na prevenção de complicações respiratórias de uma criança portadora da patologia em questão. Como resultado, os autores concluíram que a assistência fisioterapêutica regular foiimportante para garantir a estabilidade do quadro pulmonar da criança, porém a atuação da fisioterapia respiratória nos casos de pneumatocele gigante não está definida na literatura. “Não há, até omomento, evidências de seus efeitos benéficos, bem como diretrizes a respeito dos métodos mais eficientes e seguros. Ao contrário, muito se discute sobre os riscos e complicações decorrentes dessaintervenção.”
Outro artigo que encontramos tem como assunto “Fisioterapia respiratória em neonatologia: importância e cuidados” que teve como objetivo avaliar a importância da fisioterapia respiratórianos cuidados intensivos neonatais, por meio dos trabalhos já publicados na literatura. Ao final do artigo, as autoras concluíram que a fisioterapia respiratória parece ter um papel importante noscuidados intensivos neonatais, mas devido à escassez de trabalhos na área se torna difícil a comprovação de seus benefícios.

Conclusão

Ao lermos os artigos, notamos que a...
tracking img