Fichamento: a ordem do discurso, michel foucault

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (996 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FICHAMENTO DE TEXTO

FOUCAULT, Michel. A Ordem do Discurso. 10. Ed. São Paulo: Edições Loyola, 2004.

PROBLEMA

Nesse texto é feito análise a respeito de que está prescrito em um discursoe em sua genealidade, no poder decorrente da palavra e nos perigos que nela se apresentam.
“determinar as condições de seu funcionamento, de impor aos indivíduos os que os pronunciam certosnúmeros de regras e assim de não permitir que todo mundo tenha acesso a eles. Rarefação, desta vez, dos sujeitos que falam: ninguém entrará na ordem do discurso se não satisfazer a certas exigências ouse não for de início, qualificado para fazê-lo (p.37).

TESE/ HIPÓTESE DEFENDIDA

Reflete o que a subliminaridade do discurso expressa no seu princípio normativo e as regras impostas aoprodutor do discurso são claras: o ritual, doutrinas e a apropriação social do discurso a fim que este se torne mais impactuoso e persuasivo.

ARGUMENTOS

Apartir de uma análise profunda nosmistérios do discurso Michel Foucault desvenda o submundo imerso nos procedimentos de controle e os intitularia, sem limites revelando o desejo de poder do locutor. Baseado em três princípios: O Princípioda descontinuidade, mostra a limitação descontínua e refletiva da hora em que se cruzam, onde se soma ou exclui; O Principio da especificidade, mostra que o discurso não deve ser específico para quenão seja decifrado diretamente a fim de não mostrar seus interesses; O Princípio da exterioridade, identifica as condições de possibilidades do discurso, ou seja, somente sua singularidade que semanifesta em seu pensamento e sentido.

PALAVRAS-CHAVE

Ritual, poder, estruturalismo, procedimentos, possibilidade, verdade, paradoxos e soberania.

CONCLUSÃO DO AUTOR

Há umdiscorrimento sobre a enorme divergência do que há ao fundo de um discurso elaborado por um locutor em busca da persuasão e a utilização das teorias de elaboração fazendo aferência ao discurso dos loucos...
tracking img