FICHAMENTO DO LIVRO A ORDEM DO DISCURSO

1313 palavras 6 páginas
AGES
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

JUCIARA FARIAS SANTANA DA SILVA

A ORDEM DO DISCURSO

Fichamento apresentado no curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade AGES como um dos pré-requisitos para a obtenção da nota parcial da disciplina Língua Portuguesa no 2° período, sob a orientação do professor Debora Leal.

Paripiranga Outubro de 2013
FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso: aula inaugural no Collège de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970. [Tradução de Laura Fraga de Almeida Sampaio]. São Paulo: Loyola, 2012.

RESUMO:
Nascido em uma família tradicional de médicos, Michel Foucault frustrou as expectativas de seu pai, cirurgião e professor de anatomia em Poitiers, ao interessar-se por história e filosofia. Apoiado pela mãe, Anna Malapert, mudou-se para Paris em 1945 e antes de conseguir ingressar na École Normale, foi aluno do filósofo Jean Hyppolite, que lhe apresentou à obra de Hegel. Em 1946 conseguiu entrar na École Normale. Em 1948, após uma tentativa de suicídio, iniciou um tratamento psiquiátrico. Em contato com a psicologia, a psiquiatria e a psicanálise, leu Platão, Hegel, Marx, Nietzsche, Husserl, Heidegger, Freud, Bachelard, Lacan e outros, aprofundando-se em Kant, embora criticasse a noção do sujeito enquanto mediador e referência de todas as coisas, já que, para ele, o homem é produto das práticas discursivas. Dois anos depois, Foucault se licenciou em Filosofia na Sorbone e no ano seguinte formou-se em psicologia. Aos 28 anos publicou "Doença Mental e Psicologia" (1954), mas foi com "História da Loucura" (1961), sua tese de doutorado na Sorbone, que ele se firmou como filósofo, embora preferisse ser chamado de "arqueólogo", dedicado à reconstituição do que mais profundo existe numa cultura - arqueólogo do silêncio imposto ao louco, da visão médica ("O Nascimento da Clínica", 1963), das ciências

Relacionados