A ordem do discurso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (448 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FICHAMENTO DE TEXTO

FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. São Paulo. 15ª ed. 2007.

PROBLEMA

Neste livro, Michel Foucault explica as formas de poder através do discurso, levando-nos acompreender sua linha filosófica sobre o saber, o poder e o sujeito.

TESE / HIPÓTESE DEFENDIDA

“Em todas as sociedades a produção de discursos é regulada, selecionada, organizada e redistribuídacaracterizando, portanto, o poder da palavra e os eventuais perigos decorrentes dela, quais sejam.”
E é isto que Michel Foucault quer expressar, pois o autor nos ensina a melhor maneira deaperfeiçoarmos o nosso modo de falar, para que o outro possa receber a mensagem, exatamente como queremos.

ARGUMENTOS

Para fundamentar sua tese, Foucault expõe alguns procedimentos executados paraelaborar um discurso, que haja persuasão, ou seja, convencimento do ouvinte. São eles: os procedimentos exteriores de controle e delimitação do discurso, procedimentos internos de controle e delimitação dodiscurso, imposição de regras aos sujeitos do discurso.
Em um dos procedimentos, o autor fala da interdição, que consiste na técnica de “peneirar” o que se vai falar, organizando as idéias de acordocom o assunto tratado, não falando tudo o que o locutor pensa, ou falar algo aleatoriamente.
"Por mais que o discurso seja aparentemente bem pouca coisa, as interdições que o atingem revelam logo,rapidamente, sua ligação com o desejo e com o poder." (p. 10).
Foucault trata ainda de elementos como a exclusão e a rejeição, e para explicá-las, faz uma alusão a loucura e a razão. Quando ele falaque o discurso
de um louco não é levado a sério, a menos que seja ouvido por outro semelhante, pois a sociedade não admite esse discurso como verdadeiro ou não tem interesse em ouvi-lo, pois não eravisto como uma palavra de verdade e, portanto, não tem validade.

PALAVRAS-CHAVE

Discurso, regras, doutrina, sistema educacional, princípio.

CONCLUSÃO DO AUTOR

O autor continua sua...
tracking img