Fichamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (621 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FOUCAULT, Michel: A ordem do discurso, São Paulo: Loyola 1996
Josefa souza de menezes
O livro a ordem do discurso não é simplismente aquilo que traduz as lutas ou os sistemas de dominações, mastambem a busca pelo poder do qual queremos nos apoderar, a palavra nos faz envolver-se com a realidade de nosso cotidiano, e nos mostra como devemos nos comportar em uma sociedade de pré julgamentospara com a nossa pessoa.
Ao invez de tomar a palavra gostaria de ser envilvido por ela e levado bem alem de todo começo possive. (foucault,p.05)
Existe em muitas pessoas o desejo semelhante de nao terque começar,de se encontrar sem precisar considerar o lado exterior e o que pode ter de singular, terrível e maléfico.(foucault.p.06)
Porque temer se o discurso estar na ordem das leis, quando odiscurso pode ser uma arma perigosa para a sociedade,em que nao se pode falar tudo em qualquer circustância.
Por mais que o discurso aparentimente pouca coisa, as interdições que o atingem rtevelam sualigação com o desejo e com o poder. (foucault,p.10)
Certamente que o nivel de proposições no interior de um discurso, a separação entre o verdadeiro e o falso nao e nem arbritária nem modificavel,pronuciado conforme requerido.
Uma espécie de pressão um poder de coersãona maneira como a literatura tem de buscar e mostrar seu apoio. (foucault.p18)
O discurso tem o seu proprio controle e funcionasobre tudo a titulo de principio de classificação, de ordenação e distribuição.
Em uma sociedade onde não há natrrativa,se repetem e variam formulas e textosa conjuntos e reutilização de discursos,conforme circunstâncias determinada. (foucault.p22)
Existem muitos discursos que circulam sem receber seu sentido ou sua eficacia por parte do orador, como conversas cotidianas logo esquecidas.
Arepetição indefinida dos comentários é trabalhada do interior para o exterior com o sonho de uma repetição desforrada. ( foucault.p25)
É preciso repor um pouco de ordem emtudo isso, pois como em todo...
tracking img