Figuras da loucura-uma visao psicanalitica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (957 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Setembro/2011-09-16
* Historia da Loucura – Foucault_Michel

* Fichamento das paginas 278 à 328 –

8- FIGURAS DA LOUCURA,

O objetivo desse fichamento nos faz notar e refletir queo autor Michel Foucault nos transmite de forma clara que a loucura em toda a sua magnitude sempre foi tratada como uma forma de negação:
-Na verdade uma trilogia:
* Identidade (negação)
*Poder
* Saber.

O autor contesta veementemente contra as verdades apresentadas até então absolutas ,naturais e universais; portanto nesse sentido nos mostra como se deu a separação entre aloucura e a razão, o rompimento do dialogo da troca entre ambas, relegando a loucura ao silencio.Nesse processo.a própria razão se constituiu por oposição a loucura.
Loucura, essa, recoberta pelosmitos do positivismo ,que vai proferir que a loucura
só se tornou objeto na era clássica,no objeto moral de exclusão social do individuo,

Exclusão advinda da relação entre razão e desrazão, e aomesmo tempo, nos chamando a atenção para outras formas de se conceber a verdade, exibidas em outros momentos históricos .
Para podermos chegar nesse consenso não basta apenas nos ater as paginassolicitadas ,precisamos esmiuçar todo o conteúdo do livro.
|
RESUMO: |
Trata-se das figuras da loucura na era clássica, e como apesar do desatino e através do positivismo da época chegaram aconclusão do negativismo que certas figuras por eles classificadas representava..

* Loucura como negação de vida .Uma negação vazia da razão,uma negação revelada como um ser nada ,como erroonírico, desde sempre tratada em segundo plano em relação a razão resultante na internação e exclusão como forma de solução (pag.278). (Nota-se a desrazão clássica:- verdade e erro, mundo e fantasia, Sere não ser, Dia e Noite).
|
* “.....Mas negatividade que se dá........ disposta no jardim das espécies” (pag.278).-Função moral da...
tracking img