Fichamento etica 2

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2068 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Fichamento do livro: Ética
Aluna: Elzalina Raquel da silva
curso: Serviço social
Professora: Rossane

Ficha Bibliográfica
Ética
Autor: Adolfo Sánchez Vázquez
31 Edição
Editora: Civilização Brasileira – Rio de janeiro -2010



Capitulo VI - A Moral e Outras Formas De Comportamento Humano


Diversidade do comportamento humano

Á diferença do animal, o homem se encontra numavariante de relações com o mundo exterior. ( transforma-o materialmente, conhece-o, contempla-o esteticamente etc. (pág: 87)

Seu comportamento variado e diverso corresponde, por sua vez , à variedade e diversidade das suas necessidades especificamente humanas. (pág: 87)

Assim constitui-se um comportamento prático-utilitário, graças ao qual o homem transforma praticamente anatureza com o seu trabalho para produzir objetos uteis; pode-se também distinguir uma relação teórico-cognoscitiva, que desde as suas origem está em função das exigências dessa transformação prática e pela qual o homem capta o que as coisa são; temos também um comportamento estético quando o homem se expressa, exterioriza ou se reconhece a si mesmo, ora na natureza que existe independentementedele, ora nas obras de artes que são suas criações.( pág: 87)

Esta diversidade de relações do homem com o mundo acarreta também uma diversidade de relações dos homens entre si: econômica, política, jurídica, morais etc. Por isso, podemos falar também em diversos tipos de comportamento humano que se evidenciam na economia, na política ,no direito, no trato social e na moral. (pág:87)

Todas estasdiversas formas de comportamento tanto com o mundo exterior quanto entre os próprios homens supõem um mesmo sujeito: o homem real, que diversifica assim o seu comportamento de acordo com objeto com o qual entra em contato ( a natureza, as obras de arte, Deus, os outros homens etc.) (pág: 88)

… as formas mencionadas de comportamento estão relacionadas entre si, mas as formas concretasassumidas pela sua relação entre a arte e a religião, entre a moral e a economia ou entre o direito e a política, por exemplo , dependem das condições históricas concretas. (pág: 88)

Moral e Religião

Num sentido mas amplo, pode-se entender por religião a fé ou a crença na existência de forças sobrenaturais ou num ser transcendente e sobre-humano, todo-poderoso (ou Deus), com o qual o homem estáem relação ou está religado. ( pág: 89)

Se a religião oferece num além a salvação dos males deste mundo, significa que reconhece a existência real desses males, isto é, a existência de uma limitação ao pleno desenvolvimento do homem e, neste sentido, é “ a expressão da miséria real ”. Por outro lado, prometendo este desenvolvimento na outra vida, significa que, também nesta forma, a religiãonão se resigna com os males deste mundo e lhes da uma solução, ainda que no mundo ultraterreno, colocada alen do mundo rela: neste sentido, a religião é “ o protesto contra a miséria real”. (pág: 89)

Quando se perde de vista que inclui um protesto contra o mundo real, a religião se transforma num instrumento de conformismo, resignação ou conservadorismo: isto é, de renuncia à luta paratransformar realmente este mundo terreno. E tal é a função que a religião desempenhou historicamente durante séculos, colocando-se, como ideologia, a serviço da classe dominante.
(pág: 90 )

… a religião inclui certa moral é confirmada historicamente tanto pelo comportamento religioso dos homens como pelo seu comportamento moral. Uma moral de inspiração religiosa existiu e continua a existir.
…Deuscomo garantia da moral pode-se afirmar que, segundo ela, a falta deste fundamento ou garantia acarretaria a impossibilidade da moral. (pág: 90)

Pois tambem, como demonstra a própria história da humanidade, a moral não somente não se origina da religião, mas também é anterior a ela.(pág: 90)

A religião não cria a moral, nem é a condição indispensável em qualquer sociedade para ela. Mas,...
tracking img