Atividade 01

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1211 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Projeto de Capacitação a Distância para Gestores Escolares
PROGESTÃO


8ª Edição - 2012


Escolas Estaduais - Programa Travessia / Escolas Estaduais





Nome: Adalgiza Valadares Neta
Email: avneta@gmail.com
Escola / Órgão: Escola Estadual Chico Mendes
Tutora: Silvana Caixeta


MÓDULO V- Como construir e desenvolver os princípios de convivência democráticana escola?

Atividade Nº 01
Atividade Nº 02



MÓDULO V- Como construir e desenvolver os princípios de convivência democrática na escola?
Atividade Nº 01
B) Relacionem os fragmentos de textos indicados a seguir com o caso em análise, procurando associar o texto com passagens ou situações do caso, transcrevendo a frase ou parágrafo para o quadro que se segue.
Fragmentos de textos Partedo caso com a qual se associam
“ O discurso da impossibilidade de mudar o mundo é o discurso de quem, por diferentes razões, aceitou a acomodação, inclusive por lucrar com ela. A acomodação é a expressão da desistência da luta pela mudança.”(p. 40-41)
“De exemplo de violência, a escola passou a ser considerada por entidades de defesa da paz um símbolo de luta. Alunos, funcionários e professoresconcordam que a mudança começou pela atitude da nova diretora.”
“ Se somos progressistas, realmente abertos ao outro e à outra, devemos nos esforçar com humildade para diminuir, ao máximo, a distância entre o dizemos e o que fazemos.” (p. 45)
“Uma das primeiras iniciativas de Eliane para vencer a violência quando assumiu a direção foi conversar com adolescentes problemáticos.(...) Um dosestudantes a receber esse voto foi José Moreira Júnior.Ele era envolvido com drogas, andava armado e não pensava em voltar a estudar. Até que um dia procurou Eliane para pedir ajuda.”Eu o aceitei na hora, mas antes conversei muito com ele. Tentei mostrar que na escola, todos iriam respeitá-lo, mas que ele precisava mudar de vida.”

“ O futuro não nos faz. Nós é que nos refazemos na luta parafazê-lo.” (p. 56)
A diretora também está preocupada com à comunidade. “Uma vez por ano, nós fazemos uma passeata pelas ruas no bairro pedindo paz.”

“Não posso, por isso, cruzar os braços fatalisticamente diante da miséria, esvaziando, desta maneira, minha responsabilidade no discurso cínico e ‘morno’, que fala da impossibilidade de mudar porque a realidade é assim mesmo.”(p. 79)
De exemplo daviolência, a escola passou a ser considerada por entidades de defesa da paz um símbolo de luta. Alunos, funcionários e professores concordam que a mudança começou pela atitude da diretora.
FREIRE,Paulo. Pedagogia da Indignação: cartas pedagógicas e outros escritos.
São Paulo: Unesp, 2000.


C) Caracterizem e justifiquem a forma de atuação da diretora da escola como vivência democrática ou vivênciaautoritária. Considerem as características indicada na página 44 do Caderno de Estudos e outras características que você tenha identificado na Atividade 6 (páginas 44 e 45 do Caderno de Estudos). Procurem identificar, no
caso, exemplos das características. Utilizem o espaço pontilhado para registrar a resposta.”.
A atuação da diretora da escola demonstrou uma vivência democrática: as pessoastinham liberdade de se expressar, havia diálogo, o trabalho era realizado coletivamente, pedia opinião das pessoas, estimulava a participação responsável, autonomia e autodeterminação.

D) Analisem a estratégia de parceria que a diretora definiu com os pais. Evidenciem, nesta análise, a relevância da participação dos pais. Utilizem o espaço pontilhado para registrar a resposta.
A presença dospais na escola possibilita definir rumos, trabalhar coletivamente, em parceria com a comunidade escolar, de forma que as ações escolares sejam organizadas. Esta estratégia contribui para melhoria na escola pois quando os pais participam ativamente colaboram com o andamento das ações educativas. E tornam-se responsáveis pela escola, pelos alunos e pela melhoria da instituição.

e) Relacionem...
tracking img