Lobectomia e pneumonectomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (613 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ESCOLA DE ENFERMAGEM DR.BENEDITO MEIRELLES

PNEUMECTOMIA E LOBECTOMIA

Gilberto Geraldo de Lima

Lobectomia
A lobectomia é um procedimento cirúrgico para remover um dos lóbulos dos pulmões.Pode ser realizada quando uma anormalidade ou doença de pulmão foi identificado que exige a remoção cirúrgica. Um lobo pode ser removida para evitar a disseminação do patógeno causador da doença paraos demais lobos, como acontece com a tuberculose ou a certos tumores cancerosos de pulmão.

INDICAÇÃO

É indicado em casos de ;
- Tuberculose (TB) - uma infecção bacteriana crônica quenormalmente infecta os pulmões, embora outros órgãos possam estar envolvidos. TB é primariamente uma doença transmitida pelo ar (spread por gotículas de ar de pessoas infectadas quando tossir ou espirrar).
-Abscesso pulmonar - uma coleção localizada de pus que podem formar no pulmão. Se o abscesso não resolver com terapia antibiótica, pode "muro off" de modo que não infectar o resto do corpo.
- Enfisema- uma doença crônica que resulta da decomposição química das fibras elásticas nos pulmões, interferindo com a expansão e contração dos pulmões
- Tumor benigno - uma massa não-cancerosos
- Câncer depulmão - um grupo de cânceres que podem afetar os brônquios, um ou mais lobos dos pulmões, o revestimento pleural e / ou tecido pulmonar outros
- Infecções fúngicas - fungos são um grupo deorganismos que, embora rara, pode causar infecções em várias partes do corpo. As infecções fúngicas são difíceis de diagnosticar e tratar.

Cuidados de Enfermagem Pré – Operatório

- Orientar o pacientesobre o tratamento cirurgico.
- Controlar sinais vitais do paciente ( principalmente a frequencia respiratoria)
-Realizar tricotomia se necessario da região toracoabdominal
Cuidados de EnfermagemPós – Operatório

- Administrar medicamentos prescrito para alivio da dor.
- Controlar sinais vitais.
- Realizar curativo na incisão cirurgica, e dreno.
- Orientar o paciente a não fazer esforço...
tracking img