Fichamento as veias abertas da america latina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3050 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. NOME DO AUTOR DO FICHAMENTO:
Anderson Rafael Rosa - Direito- 1º B






2. OBRA EM FICHAMENTO: GALEANO Eduardo H. - AS VEIAS ABERTAS DA AMÉRICA LATINA
Tradução de Sergio Faraco - Coleção L&PM Pocket v. 900 - 400 páginas – Porto Alegre, RS - 2011








3. REFERENTE: O autor analisa a historia da America latina de forma geral do período colonialaté o período republicano, demonstrando de forma argumentativa a exploração econômica e política do povo latino-americano no inicio pela Europa e depois pelos Estados Unidos da America.










3.1 “Nossa comarca do mundo, que hoje chamamos de América Latina, foi precoce: especializou-se em perder desde os remotos tempos em que os europeus do Renascimento se abalançaram pelo mar efincaram os dentes em sua garganta”. (p.17)

3.2 “Quanto mais liberdade se outorga aos negócios, mais cárceres se torna necessário construir para aqueles que sofrem com os negócios”. (p.17)

3.3 “Já se ouviu falar de concessões feitas pela América Latina ao capital estrangeiro, mas não de concessões feitas pelos Estados Unidos ao capital de outros países(...) É que nós não fazemosconcessões”, advertia, lá por 1913, o presidente norte-ameiricano Woodrow Wilson. Ele estava certo: “Um país - dizia - é possuído e dominado pelo capital que nele se tenha investido.” (p.17, p.18)


3.4 “É a América Latina, a região das veias abertas. Desde o descobrimento até nossos dias, tudo se transformou em capital europeu ou, mais tarde, norte-americano, e como tal tem-se acumulado e seacumula até hoje nos distantes centros de poder.Tudo: a terra, seus frutos e suas profundezas, ricas em minerais, os homens e sua capacidade de trabalho e de consumo, os recursos naturais e os recursos humanos. O modo de produção e a estrutura de classes de cada lugar têm sido sucessivamente determinados, de fora, por sua incorporação à engrenagem universal do capitalismo. ” (p.18.)

3.5 “(...)(Há quatro séculos, já haviam nascido dezesseis das 20 cidades latino-americanas atualmente mais populosas).” (p. 18)

3.6 “(...) a história do subdesenvolvimento da América Latina integra, como já foi dito , a história do desenvolvimento do capitalismo mundial.” (p.19)

3.7 “(...) o bem-estar de nossas classes dominantes - dominantes para dentro, dominadas de fora - é a maldição de nossasmultidões, condenadas a uma vida de bestas de carga. (...) nossas classes dominantes não têm o menor interesse em averiguar se o patriotismo poderia ser mais rentável do que a traição ou se a mendicância é a única forma possível de política internacional.” (p. 20)

3.8 “(...) os álibis da oligarquia deliberadamente confundem a impotência de uma classe social com o suposto destino vazio decada nação. Josué de Castro declara: “Eu, que recebi um prêmio internacional da paz, penso que, infelizmente, não há solução além da violência para América Latina.” E 120 milhões de crianças se agitam no centro dessa tormenta. (p.20)

3.9 “O sistema é muito racional do ponto de vista de seus donos estrangeiros e de nossa burguesia comissionista, que vendeu a alma ao Diabo por um preço que teriaFausto se envergonhado.” (p.21)

3.10 “E gente se reproduz. (...) Cada vez mais, fica gente à beira do caminho, sem trabalho no campo, onde o latifúndio reina com suas gigantescas terras ociosas, e sem trabalho na cidade, onde reinam as máquinas: o sistema vomita homens. As missões norte-americanas esterilizam maciçamente mulheres e semeiam pílulas, diafragmas, DIUs, preservativos ealmanaques marcados, mas colhem crianças; obstinadamente, as crianças latino-americanas continuam nascendo, reivindicando seu direito natural de obter um lugar ao sol, nestas terras esplêndidas, que poderiam dar a todos o que a quase todos negam.” (p.21)
3.11 “São secretas as matanças da miséria na América Latina. A cada ano, silenciosamente, sem estrépito algum, explodem três bombas de Hiroxima...
tracking img