Fichamento - As veias abertas da América Latina (Eduardo Galeano)

4134 palavras 17 páginas
Franklin Schmalz

Fichamento

Livro: As veias abertas da América Latina (Eduardo Galeano)
Primeira parte: A pobreza do homem como resultado da riqueza da terra.

Dourados – MS, 25 de Maio de 2013

Eduardo Galeano

Jornalista e escritor uruguaio. É autor de mais de quarenta livros, que já foram traduzidos em diversos idiomas. Suas obras transcendem gêneros ortodoxos, combinando ficção, jornalismo, análise política e História.
A obra mais conhecida de Galeano é, sem dúvida, As Veias Abertas da América Latina. Nela, analisa a História da América Latina como um todo desde o período colonial até a contemporaneidade, argumentando contra o que considera como exploração econômica e política do povo latino-americano primeiro pela Europa e depois pelos Estados Unidos. O livro tornou-se um clássico entre os membros da esquerda latino-americana.

“[...] e o próprio Colombo morreu, depois de suas viagens, ainda convencido de que tinha chegado à Ásia pela rota do oeste [...]” (Página 10)

Observasse que as novas terras encontradas eram tão ‘novas’ e desconhecidas que os seus descobridores não as reconheciam como tal, anos após Colombo, um navegador, Américo Vespúcio reconheceu estar em terras novas e daí então começou-se o processo de colonização.

“[...] Os Reis Católicos da Espanha decidiram financiar a aventura do acesso direto às fontes, para se libertarem da onerosa cadeia de intermediários [...]” (Página 10)

Entende-se que o processo de descobrimento das américas deu-se pelo anseio das grandes navegações iniciadas no sec. XV e XVI em encontrar novos territórios e por consequência novas riquezas (matérias-primas, metais preciosos e tec.) para seus financiadores, os reinos europeus. O objetivo em encontrar essas novas terras e riquezas era ter para si o monopólio destas, se libertando de comerciantes e

Relacionados

  • FICHAMENTO AS VEIAS ABERTAS DA AMERICA LATINA
    1290 palavras | 6 páginas
  • Fichamento as veias abertas da america latina
    3050 palavras | 13 páginas
  • Benaion, Noval. A Subordinação Reiterada: imperialismo e subdesenvolvimento no Brasil (fichamento)
    4774 palavras | 20 páginas
  • Kant
    126273 palavras | 506 páginas