Tecnologia social e economia solidaria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (404 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UFT/UNICAMP
PÓS GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA E SOCIEDADE









IVALCIR DE SOUSA GOMES



Atividade 10

Professor: Dagnino


Fluxograma para identificação de problemas na criação e implementaçãode ações no campo da gestão buscando a construção e o fortalecimento de TS para ES.




















RECIFE
2012
Tarefa: Esboçar um fluxograma da situação problema da TS (Tecnologia Social) e apartir dele indicar ações no campo da gestão visando o fortalecimento (ou construção)"da ponte" entre "TS" e "ES".




Fluxograma
[pic]


A Tecnologia Social – TS visa a criação e utilização demecanismos e modelos existentes (ou a serem criados) com o objetivo de solucionar os problemas da população, principalmente do segmento menos favorecido, carente dos mais básicos elementos para asobrevivência. É desejável que ela seja desenvolvida nas comunidades, gerando conhecimento e domínio popular. Mas pode também surgir no meio acadêmico, através do conhecimento científico, contanto que estejaao alcance de todos, atuando na melhoria da qualidade de vida da população.

A dificuldade na implementação da TS tem diversas causas e conseqüências (nós críticos) e pela própria natureza dosistema capitalista em que vivemos, alimenta, cada vez mais, o poder da burguesia sobre as classes mais empobrecidas.

segundo Renato Dagnino, no Brasil não se produz tal Tecnologia, ele é importada eé notória a hegemonia da Tecnologia Convencional sobre a TS, que apresenta, pouca densidade teórica, uma vez que as Universidades não priorizam, em seus currículos, disciplinas que formem pessoaspreocupadas com as melhorias sociais. O Governo não gasta com pesquisas que favoreçam mudanças como a inclusão social. Portanto, é notória a retroalimentação de uma cadeia de nós críticos, nos quaisesbarram as tentativas de implementação da TS, perpetuando situações inadmissíveis em nosso tempo, e aí se constitui as barreira para a consolidação da Economia Solidária – ECOSOL, que, por sua vez, pode...
tracking img