Projeto de pesquisa: a intertextualidade entre a poesia de horácio dídimo e o discurso bíblico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2825 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 Tema:

Intertextualidade, Horácio Dídimo, Discurso bíblico

2 Delimitação do tema:

Análise dos padrões de intertextualidade entre as poesias da obra A palavra e a PALAVRA de Horácio Dídimo e o discurso bíblico.

3 Objetivo principal:

Analisar as relações intertextuais entre a poesia e o discurso bíblico na obra A palavra e a PALAVRA.

4 Objetivos específicos:

4.1 Investigar quetipos de intertextualidades ocorrem na poesia Horaciana com base em Koch, Bentes e Cavalcante (2008).
4.2 Correlacionar os tipos de intertextualidades encontradas e as possíveis intencionalidades do poeta.
4.3 Correlacionar as relações intertextuais com o estilo do poeta.



5 Justificativa:

Em pesquisas diversas sobre a poesia concreta, observamos que não há ainda muitos estudosconcentrados em sua análise, e, principalmente, nas suas relações com outros textos. Universo ainda pouco explorado, a poesia concreta de Horácio Dídimo em A palavra e A PALAVRA nos possibilita um vasto e denso território a ser estudado.
Seus versos curtos, com poucas rimas, tomando formas e aspectos diferenciados, trazem ao leitor, num primeiro olhar, a vontade de decifrar algum sentido maissubjacente. Aliado sempre a um versículo bíblico, a poesia horaciana, segundo, Pe F. Sadoc de Araújo, só poderá ser entendida por quem a leia com fina sensibilidade e com alguma vivência de fé.
Em se tratando do nosso tema, a intertextualidade entre a poesia concreta de Horácio Dídimo e o discurso bíblico, percebemos essa correlação no que se refere ao conteúdo temático. A cada poemaapresentado, o poeta nos traz um versículo bíblico com o qual o poema mantém alguma relação de sentido. O poeta propõe uma espécie de integração entre o homem e seus conflitos, colocando no centro de sua poesia, o ser humano e suas aflições, de forma a confrontar a sua fragilidade diante da Criação. A poesia de Horácio, ao estabelecer um diálogo com os textos bíblicos, sugere uma visão metafísica,espiritualizada, voltada para o eterno, apenas alcançado através da contribuição das falas bíblicas. O próprio título da obra em estudo já faz alusão a essas duas vertentes que se integram ao longo da obra:









O poeta que é do tamanho de seu poema
e menor que APalavra


A palavra do poeta: o poema


A divina palavra: a Bíblia







Através deste experimento, saído do convívio de textos amadurecidos pela luta com a palavra e com A PALAVRA, a poesia de Horácio Dídimo apresenta uma conjunção discursiva entre fé, a ânsia pelo eterno e pelo que está além da realidadeaparente, e as circunstâncias que fazem o dia-a-dia do homem.



6 Problemas:

Questão principal:

• Que relações intertextuais podemos encontrar entre a poesia de A Palavra e a PALAVRA e o discurso bíblico?

Questões secundárias:

• Que tipos de intertextualidade relatadas por Koch, Bentes e Cavalcante (2008) podem ser encontradas na obra A Palavra e a PALAVRA?
• Como podemos relacionaros tipos de intertextualidade encontrados com possíveis intencionalidades do poeta?
• Que relações há entre os tipos de intertextualidade encontrados e o estilo do poeta?

7 Hipóteses:
a. Hipótese Básica:
A cada poesia criada, o autor apresenta um versículo bíblico, que por sua vez, mantém uma relação de sentido com a poesia . Partindo do próprio título da obra, o autor faz uma inter relaçãode conteúdo entre “as duas palavras”: a palavra, que é a palavra humana, vulnerável em sua condição terrena, e a PALAVRA, a qual merece um maior destaque, por ser a Palavra Divina, das sagradas escrituras, daí o destaque em caixa alta. A integração “dessas duas palavras constitui a presença da intertextualidade na obra do poeta cearense.



b. Hipóteses secundárias:
• Em sentido...
tracking img