Festa de babette

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (485 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade Estácio de Sá - Campus Tom Jobim
Curso: Gastronomia- 1º período
Antropologia da Alimentação Humana.
Professora: Laura
Aluno: Wilson Moraes Alvarenga
AFesta de Babette
O Filme "A Festa de Babette" é um grande exercício antropológico onde as ações de seus personagens permeiam uma diversidade de conceitos e definições. Observamos uma clara identificaçãocultural dos personagens. Babette inicializando em uma aldeia, novos costumes e vocabulário. O general que serve de ponte entre as duas culturas. As irmãs, os protestantes, até então, com umacultura e conceitos que colocavam como verdadeiros e absolutos, aceitam o jantar por reconhecimento da amizade de Babette, que acaba abrindo uma cortina de possibilidades e aceitações, mostrando comopodemos mudar, em alguns aspectos, a forma de pensar e agir ao conhecer um novo meio, uma nova cultura.

Os Protestantes Dinamarqueses encaravam a comida como uma simples função para se manter vivo (nota-se no filme que eles chegam a cuspir quando comem ). Babette encarava a comida como uma verdadeira arte, mostrando todos seus dotes culinários, exemplificada pelos pratos que cozinhava, tanto que obanquete oferecido foi, na verdade, para lhe satisfazer. Ao contrário dos Protestantes, o general Lorens, homem refinado, foi a ponte cultural mostrando que o valor da comida está ligado não só aoprazer, mas ao convívio em geral, fazendo que percebessem uma outra forma de comer, de conhecer o novo.

Cultura:
É tudo aquilo que aprendemos desde quando nascemos, adquirimos conceitos, pensamentose atitudes em torno do grupo em que vivemos.
Ex: O tipo de alimentação dos protestantes, a habilidade culinária de Babette.

Socialização:
É a maneira e a forma que o indivíduo vai se adaptando aoseu grupo pertencente.
Ex: Babette aprendendo a língua ensinada pelas irmãs, socializando-se a um novo grupo.

Identidade Cultural:
Cada indivíduo tem sua própria indentidade cultural, atrelada...
tracking img