Fhc x lula

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3238 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Coordenadoria de Educação Aberta a Distância
Pós-Graduação: em Gestão Pública Municipal

COMPARAÇÃO ENTRE GOVERNOS FHC X LULA


MARÇO – 2011

COMPARAÇÃO ENTRE GOVERNOS FHC X LULA

UFMS - EAD


INTRODUÇÃO

Neste artigo, farei uma analise dos dois últimosgovernos de nossa republica. Será uma comparação entre o Governo Fernando Henrique Cardoso, 1994-2001, conhecido como “FHC”, e do Governo Luis Inácio Lula da Silva, 2002-2010 também chamado de “Lula”. Apresentarei números apontados e informações relevantes, sobre: Educação, Saúde, Segurança, entre outros pontos relevantes.

SAÚDE
Com uma atuação bem mais significativa, o governo FHC deixousua marca com a regulamentação dos medicamentos genéricos; implantou o Programa Saúde da Família – PSF para atuar na prevenção de doenças nas comunidades; e ganhou projeção internacional com seu programa de combate à AIDS.
O Governo Lula ampliou a atuação do PSF. Deixou sua marca apenas nas implantações da Farmácia Popular e no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU.
Oatendimento hospitalar, no entanto, não evoluiu em nenhum dos governos. Em todos os estados, as cenas recorrentes de corredores lotados de macas continuam a ser uma triste realidade brasileira.

POLÍTICA EXTERNA
Tanto o governo FHC quanto ao governo Lula se portou muito bem na política externa. Ambos os presidentes viajaram bastante e aumentaram o prestígio do Brasil no cenário mundial. FHCchamava atenção por ser um intelectual. Lula chama atenção por seu um ex-metalúrgico. Lula, no entanto, conseguiu mais prestígio, pois o Brasil da década de 2000 subiu na escala de importância no mundo globalizado, principalmente após a crise do final de 2008, quando os países ricos, pela primeira vez na história da humanidade, jogaram para os países emergentes a responsabilidade de atenuarem osefeitos da crise mundial, já que estes países vêm mantendo taxas de crescimento muito superiores ao mundo desenvolvido nas últimas duas décadas. Na época de FHC, o G8 decidia tudo sozinho. Na era Lula, surgiram o G14 e o G20, nos quais o Brasil participa ativamente.
Até o final de 2008, Lula se tornou uma espécie de xodó entre os líderes mundiais. Nos dois últimos anos, no entanto, Lula temperdido sua grande popularidade internacional pelos equívocos no episódio Honduras, na visita a Cuba, quando ignorou o apelo de presos

políticos em greve de fome; ao visitar alguns dos mais sanguinários ditadores africanos e, mais recentemente, no apoio ao programa nuclear iraniano.
Entre os nossos vizinhos sul americanos, o desempenho do Governo do PT não tem sido melhor, pois nosso paístem sido desafiado sucessivamente pelos nossos vizinhos, que contam com a total complacência do Governo Lula. A começar pela Argentina, que tem descumprido acordos de livre comércio, sobre taxando produtos brasileiros, a Bolívia nacionalizou uma refinaria da Petrobrás; o Equador expulsou do país uma construtora Brasileira (contratada com dinheiro do BNDES); o Paraguai que conseguiu aumentar em 300%o preço da energia vendida ao Brasil e até a Venezuela de Hugo Chaves tem falhado na sua contrapartida para a construção de uma refinaria em Pernambuco.
Um viés a favor de Lula nesta área são seus esforços no sentido de derrubar barreiras alfandegárias aos produtos agropecuários brasileiros.

POLÍTICAS MACROECONÔMICAS
FHC e seus desafios
O governo Fernando Henrique Cardoso foi marcado,maiormente pela tentativa de estabilização da economia brasileira, condição de início do processo de crescimento verificado na era Lula. Ao contrário do que muita gente pensa, a vitória contra a inflação não ocorreu apenas com o Plano Real, lançado já no Governo Itamar. A inflação, embora controlada, ainda não atingira um nível compatível com as economias estabilizadas, exigindo um longo...
tracking img