Fhc x lula - comparativo da economia do país nos dois governos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 36 (8882 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO




Todo texto que envolve política já possui sua polêmica e quando se refere à presidência do país e comparando os governos antecessores, aumenta ainda mais o grau de relevância do assunto.
Por este motivo este trabalho tem como objetivo compilar o máximo de informações dos governos Lula e FHC, levando em consideração os índices mais importantes da economia,trazendo referências quantitativas e qualitativas e uma série de dados sobre saúde, educação, segurança pública, geração de emprego e renda e o crescimento econômico medido por meio do PIB em cada período destes governos.
O tema central, Lula x FHC, comparando os governos. É uma análise, que vai levar o leitor a entender os conceitos que giram em torno de cada tema mencionado, que sãoaqui apresentados e logo depois confrontados através de dados estatísticos, fazendo com que a leitura deste trabalho venha a contribuir para uma melhor visão do eleitor em relação ao governo e levando-o a uma análise critica com maior base de conteúdo, pois esse assunto entende-se por ser de interesse público.
Este trabalho é composto do desenvolvimento com os cinco tópicos mais relevantespara a sociedade (Saúde, Educação, Segurança Pública, Geração de Emprego e Renda e o Crescimento Econômico medido pelo PIB.), seguido da conclusão e das referências bibliográficas.
























2 SAÚDE

2.1 SAÚDE – PRIMEIRO E SEGUNDO MANDANTOS DE FHC






O Governo FHC teve avanços importantes no setor da Saúde, sobretudo quando JoséSerra assumiu o Ministério da Saúde em 1998. O programa de combate à AIDS implantado na sua gestão foi copiado por outros países e apontado como melhor programa de combate a Aids pela ONU. No período, foi criada também a lei de incentivo aos medicamentos genéricos, o que possibilitou a queda preço dos medicamentos no Brasil. Eliminou os impostos federais dos medicamentos de uso continuado. Foiregulamentada ainda a lei de patentes, com resolução resolução encaminhada à Organização Mundial do Comércio para licenciamento compulsório de fármacos em caso de interesse da saúde pública. Foi organizado também o Sistema Nacional de Transplantes e a Central Nacional de Transplantes.

Durante o Governo FHC, foi enviado ao Congresso Nacional o projeto de lei 3.156, de 2000, que tornava maisrigorosa a política antitabagista no Brasil, com a proibição da publicidade e a introdução das imagens de impacto em embalagens de cigarro. Aprovado o projeto, foi sancionado dando origem à Lei nº 10.167, de 2000, regulamentada em 2001 pela Anvisa. Também foi introduzida a vacinação dos idosos contra a gripe e criada a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e a Agência Nacional de VigilânciaSanitária (Anvisa).Também tinha os famosos "Mutirões da Saúde", em que curaram pessoas de muitas doenças como a Catarata.



2.2 SAÚDE – PRIMEIRO E SEGUNDO MANDANTOS DE LULA




Na Saúde, o Governo Lula vem atuando com investimentos considerados insuficientes para as necessidades do país. Representantes do Ministério da Saúde dizem que o país está abaixo do mínimo necessário para ossistemas universais de saúde. Segundo a coordenadora-geral do departamento de Economia do ministério da saúde, Fabiola Vieira, é fato que o percentual da despesa alocada em saúde em relação ao PIB (Produto Interno Bruto) no Brasil é muito inferior a de outros países. "Conforme estimativa da OMS (Organização Mundial de Saúde), nos sistemas universais o percentual gira em torno de 6,5% do PIB, enquantono nosso com despesa pública está girando em torno de 3,5% do PIB". Outro problema é que as famílias brasileiras estão gastando mais em Saúde do que o próprio Governo Brasileiro. Os gastos com bens e serviços de saúde no Brasil foram de R$ 224,5 bilhões em 2007, o que equivale a 8,4% do PIB daquele ano, sendo 4,8% dos gastos de famílias e apenas 3,5% do PIB de consumo da administração pública....
tracking img