Peb lula e fhc

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3586 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO:

Desde a independência do Brasil, o país atravessou diversas fases na evolução da Política Externa Brasileira – PEB - em busca da autonomia política e comercial do Estado brasileiro, assim fazendo relações comerciais, políticas, ou de “amizade” - como foi percebido em momentos com os EUA -, como forma de estratégia de trazer desenvolvimento para o Estado.
Com o fim da GuerraFria foram diversas as mudanças em todo o sistema internacional, os desafios a serem encarados eram outros, combinados com a globalização, que retardava o processo de autonomia e desenvolvimento dos Estados. Por isso será analisado qual o modelo de PEB foi adotada pelo governo Fernando Henrique Cardoso (1994- 2002), e se houve uma continuidade, ou mudança na PEB do governo de Luis Inácio Lula daSilva (2003- 2010). Quais os objetivos, suas ideologias e seus parceiros, assim transformando a “imagem” da autonomia e posição do país nas Relações internacionais, dando ênfase á entrada no Conselho de Segurança e o Multilateralismo.
“...o Brasil, assim como diversos Estados similares com os quais buscam alianças, são vulneráveis diante de fortes pressões externas, com poder de resistênciareduzido diante das potencias mais avançadas. A atual postura hegemônica dos EUA também funciona como um empecilho a autonomia de qualquer Estado e, mais ainda, à própria estabilidade do sistema internacional.” (Cristina Pecequilo).
Na década de 1990, o Sistema Internacional passava por um processo de reestruturação, em que tentava compreender as transformações produzidas e que ainda vem sendotransformadas em decorrência do fim da Guerra Fria. Aparentemente é considerado o segundo século americano, mas è preciso observar brevemente quais foram os caminhos que trouxeram a esta realidade e o que o fim da Guerra Fria significou, em especial, para o Brasil e as PEB adotadas pelos governos brasileiros, em especial, no segundo mandato do governo FHC, em 1998 – 2002, e o primeiro mandato dogoverno Lula, em 2003 – 2006, para a inserção do país naquele cenário do Sistema Internacional.
O primeiro momento pós Guerra Fria foi percebido como otimista por alguns Estados Ocidentais, pois era a ideia dos valores do liberalismo e da democracia americana como valor universal, e o suposto desaparecimento da ideologia do socialismo. Era o fortalecimento da interdependência e a globalização, osvalores e princípios ocidentais consolidando–se como a regra de comportamento político, moral e estratégico, indicado o fim da historia e a emergência de um pensamento único, como previa Fukuyama.
Ao longo dos séculos, as transformações históricas sempre foram geradas pelo conflito de parâmetros ideológicos, mantendo uma dinâmica de antagonismos entre os homens. A bipolaridade havia sido maisuma dessas fases de disputas, opondo o ideário liberal ao comunista, representados pelos EUA e a URSS, desenvolvendo-se ate uma solução final, em 1989.
Seria o inicio de uma comunidade internacional compartilhando dos mesmos valores e propósitos, eliminando-se as fontes de divergência entre os homens dada a supremacia do pensamento único. Portanto a ausência de uma ideologia alternativa quecontrapor-se ao liberalismo.
Essa foi à ideia “desejada” pela humanidade no primeiro momento do pós Guerra Fria. Porém com o fim da Guerra Fria, entre as mudanças que surgiram, no que se refere a alocação de poder e suas consequências, foi identificado na agenda política contemporânea fenômenos que se revelavam a partir de temas da política internacional como violência organizacionais,subestatal ou transnacionais, a crescente ação de organizações internacionais, governamental ou não, seja para realizar fins econômicos, sociais, humanas, ou buscar soluções para problemas ambientais globais.
O pós Guerra Fria, o acirramento da globalização e as democracias associadas ao liberalismo econômico trouxe além da intensificação de informações, as desigualdades, principalmente as...
tracking img