Logistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1840 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
POLITICAS BRASILEIRAS DE COMÉRCIO EXTERIOR
Ementa:

Política Externa Brasileira (PEB): a dimensão histórica. Fontes e princípios da PEB. Foco na PEB dos anos 1990 até hoje. Análise de política externa (APE): modelos teóricos. Atores, processo decisório, conflito e cooperação nas agendas de política externa. Agência, natureza do sistema internacional e responsabilidade em política externa.Regime político e política externa. Atores e instituições da PEB. O Itamaraty e a diplomacia. Fragmentação e descentralização das agendas da PEB: novos atores e novas instituições. Ministérios e Presidência da República (diplomacia presidencial). Entidades subnacionais: “paradiplomacia” dos estados-federados e dos municípios. Diplomacia pública, transparência e demandas de participação. Partidospolíticos e PEB. Atores transnacionais (movimentos sociais, ONG e empresas) e PEB.

Objetivos da disciplina:

1. Introduzir os estudantes à análise da política externa brasileira, principalmente no seu período contemporâneo;
2. Analisar as dimensões fundamentais da PEB: histórica (fontes), política (princípios, atores e agendas) e teórica (matrizes de análise e conceitos);
3. Contextualizar edebater as principais categorias da Análise de Política Externa (APE), à luz dos desenvolvimentos contemporâneos da PEB.

Análise de conjuntura: os estudantes deverão percorrer uma seleção de artigos a partir da imprensa nacional e internacional (pelo menos 2 jornais nacionais e 3 estrangeiros, de acordo com as aptidões linguísticas de cada um), cobrindo os principais fatos e eventos relativos àPEB na semana que antecede a apresentação. Sugere-se usar websites também (e.g., www.opendemocracy.net, www.indekx.com, www.mondialisations.org, www.citizen.org, www.ccint.usp.br/ccintindex.php, www.ufrgs.br/nerint, www.meridiano47.info). Um fato principal, relativo à PEB, deve ser enfatizado e tratado em detalhe, de preferência estabelecendo relações com as temáticas que estejam sendodesenvolvidas na disciplina. Haverá uma apresentação em sala de 30 minutos (máximo).

Atividades e programação:

A disciplina será desenvolvida sob a forma de aulas expositivas, apresentações de trabalhos pelos estudantes, que se dividirão em quatro grupos e escolherão um dos temas abaixo (não podendo ser repetido com outro grupo), para apresentação em sala de aula ( duração máxima 30 minutos )no últimodia de aula deste módulo, com avaliação deste módulo.


TEMA 1 – Introdução ao campo da PEB: breve histórico e paradigmas da PEB
Leitura sugerida:

CERVO, Luiz Amado e BUENO, Clodoaldo. História da Política Exterior do Brasil. Brasília: Editora da UnB, 2002 (pelo menos: pp. 427-490).
LESSA, Antônio Carlos. A diplomacia universalista do Brasil: a construção do sistema contemporâneo derelações internacionais. In: Revista Brasileira de Política Internacional, número 41, 1998, pp. 29-41.
LIMA, Maria Regina S. de. Ejes analíticos y conflicto de paradigmas en la política exterior brasileña. In: América Latina/Internacional, vol.1, n.2, 1994, pp. 27-46.
PINHEIRO, Leticia. 2004. Política Externa Brasileira (1889-2002). Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor.
VELASCO E CRUZ, Sebastião; SENNES,Ricardo. O Brasil no mundo: conjecturas e cenários. In: Estudos Avançados, 20 (56), pp. 26-42, 2006.
VIZENTINI, Paulo Fagundes. O Sistema de Yalta como condicionante da política internacional do Brasil e dos países do Terceiro Mundo. In: Revista Brasileira de Política Internacional, 40 (1), 1997, pp. 5-17.
Leitura complementar:
ALSINA JR., João Paulo S. Política Externa e Poder Militar noBrasil. Rio de Janeiro: FGV de Bolso, 2009.
FONSECA JR., Gelson. A legitimidade e outras questões internacionais. São Paulo: Paz e Terra, 1998 (principalmente os textos da parte III: Temas de política externa brasileira).
FRANCHINI NETO, Hélio. A Política Externa Independente em ação: a Conferência de Punta Del Este de 1962. In: Revista Brasileira de Política Internacional, número 48, volume 2,...
tracking img