Ferramentas qualidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2029 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

TRABALHO SOBRE AS SETE TIPOS DE FERRAMENTAS DA QUALIDADE

Trabalho realizado Por: Gestão da Qualidade – Sala 105
Wellington Elias Macena Docente: Sandra Scagliusi

Data: 08/11/2010

INDÍCE

1.Introdução

2. Um pouco da história

3. As Sete ferramentas da qualidade

4. Fluxogramas

5. Diagrama Ishikawa (Espinha-de-Peixe)

6. Folhas de Verificação

7. Diagrama de Pareto

8. Histograma

9. Diagrama de Dispersão

10. Cartas de Controle

11. Conclusão E Bibliografia

1. Introdução

Ferramentas da Qualidade são técnicas que se podem utilizar com a finalidade dedefinir, mensurar, analisar e propor soluções para problemas que eventualmente são encontrados e interferem no bom desempenho dos processos de trabalho.

2. Um pouco da história

As ferramentas da qualidade foram estruturadas, principalmente, a partir da década de 50, com base em conceitos e práticas existentes. Desde então, o uso das ferramentas tem sido de grande valia para os sistemas degestão, sendo um conjunto de ferramentas estatísticas de uso consagrado para melhoria de produtos, serviços e processos.

3. As Sete ferramentas da qualidade

As Sete Ferramentas do Controle de Qualidade são: Fluxograma, Diagrama Ishikawa (Espinha-de-Peixe), Folha de Verificação, Diagrama de Pareto, Histograma, Diagrama de Dispersão e Cartas de Controle. Estas sete ferramentas fazem parte de umgrupo de métodos estatísticos elementares, que devem ser de conhecimento de todas as pessoas envolvidas com a empresa, do presidente aos colaboradores, e, por isso, devem fazer parte dos programas básicos de treinamentos das organizações.

4. Fluxogramas

O Fluxograma tem como finalidade identificar o caminho real e ideal para um produto ou serviço com o objetivo de identificar os desvios. Éuma ilustração seqüencial de todas as etapas de um processo, mostrando como cada etapa é relacionada. Utiliza símbolos facilmente reconhecidos para denotar os diferentes tipos de operações em um processo. .

Veja alguns dos símbolos utilizados no Fluxograma:

 

[pic]

 
 A figura a seguir mostra um exemplo simples de procedimento que pode ser visualizado por um fluxograma.
[pic]

5.Diagrama Ishikawa (Espinha-de-Peixe)

O Diagrama Espinha-de-Peixe tem como finalidade explorar e indicar todas as causas possíveis de uma condição ou um problema específico. O Diagrama de Causa e Efeito foi desenvolvido para representar a relação entre o efeito e todas as possibilidades de causa que podem contribuir para esse efeito. Também conhecido como Diagrama de Ishikawa, foi desenvolvido porKaoru Ishikawa, da Universidade de Tóquio, em 1943, onde foi utilizado para explicar para o grupo de engenheiros da Kawasaki Steel Works como vários fatores podem ser ordenados e relacionados. A figura a seguir mostra uma aplicação do Diagrama de Ishikawa.

[pic]
Dado um efeito no produto ou em um processo, devemos procurar dentro dos quadrados quais poderiam ser as causas relacionadas a estetema (os seis “Ms”) que poderiam ser responsáveis
pelo problema ou efeito detectado.

Em geral, este tipo de ferramenta é aplicado em grupos interdisciplinares de forma que o grupo
tenha condições de detectar diversas possíveis causas para o efeito, sendo que cada participante
contribui com seu conhecimento específico. É importante que se considere todas as causas Possi-
veis,mesmo que ogrupo ache que uma causa específica não seja a responsável.

É muito comum a utilização de outras técnicas, tais como "brainstorming", na determinação das possíveis causas para que o grupo possa  considerar todas as possibilidades. Dependendo do tipo
de problema a ser resolvido, pode ser necessário a construção de um sub-diagrama para a causa
que o grupo ache que seja a mais provável, quando...
tracking img