Teorias e conceitos administrativos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1320 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Teorias e conceitos administrativos

A administração é também chamada de gerenciamento ou gestão de empresas que supõe a existência de uma instituição a ser administrada ou gerida, ou seja, um agrupamento de pessoas que se relacionem num determinado ambiente, físico ou não, orientadas para um objetivo comum que é a empresa. (Wkipédia, 2011)
Com a chegada da Revolução Industrial o que se podenotar foi que a economia, no sentido amplo da palavra, não era mais uma base artesanal e manufatureira e passou a se firmar na produção industrial e mecanizada. (UNAMA, 2011)
A Revolução Industrial lançou a base de um novo tempo no mundo das organizações empresariais. Além do desenvolvimento de máquinas, houve a divisão do trabalho, ampliou a rede transportes, estreitou as comunicações e empregouum massivo exército industrial de mão-de-obra. (UNAMA, 2011)
A primeira revolução industrial foi de profunda transformação econômica e social, pois o homem do campo e o antigo artesão, destituídos de qualquer coisa além de sua força de trabalho, passaram a vendê-la ao novo capitalista industrial, sendo os meios de produção e o próprio resultado dela não mais pertenciam ao antigo trabalhadorautônomo e pequeno proprietário. (UNAMA, 2011)
Já na segunda revolução, o processo de industrialização se alastrou da Grâ-Bretanha para vários países, promovida por um aprimoramento dos meios de transporte e pelo abundante capital acumulado na Inglaterra, ávido por ser investido. (UNAMA, 2011)
O resultado de tudo isso fez nascer um primeiro paradigma de administração, ocorrendo a defesa daracionalização da produção, divisão de tarefas em múltiplas etapas bem como a supervisão cerrada e obediência hierárquica dentro da organização empresarial. (UNAMA, 2011)

Teorias da administração
Teoria da Administração Cientifica:

Frederick W. Taylor, considerado o Pai da Administração Científica, nasceu em 1856 na Filadélfia, sendo criado com muita disciplina, trabalho e poupança. Iniciou sua vidacomo operário em 1878, passando a capataz, contramestre, chefe de oficina e finalmente em 1885 como engenheiro.
Como engenheiro mecânico, Taylor constantemente se estarrecia com a ineficiência dos trabalhadores, baseado nesta realidade realizou estudos na busca de maior eficiência na fábrica em que trabalhava Usina Midvale, na Pensilvânia.
Seus princípios administrativos tiveram origem no “chãode fábrica”, dando ênfase a adoção de métodos racionais e padronizados objetivando máxima divisão de tarefas, com enfoque na produção.

Teoria da Administração Clássica:

A Teoria Clássica foi desenvolvida através de Henri Fayol, engenheiro educado na França. Esta teoria teve origem na gerência administrativa, dando ênfase na estrutura formal da empresa, com adoção de princípiosadministrativos pelos altos escalões, privilegiando as tarefas da organização.
Ele relacionou 14 princípios básicos que podem ser estudados de forma complementar aos de Frederick W. Taylor, conforme abaixo:
1-Divisão do Trabalho;
2-Autoridade e responsabilidade;
3-Unidade de comando;
4- Unidade de direção;
5- Disciplina;
6-Prevalência dos interesses gerais;
7-Remuneração;
8- Centralização;
9-Hierarquia;
10- Ordem;
11- Equidade;
12- Estabilidade dos funcionários;
13- Iniciativa;
14- Espírito de corpo.(Saber na Rede, 2011)
Definiram como funções essenciais da gerência administrativa, os itens abaixo: Planejar, Comandar, Organizar, Controlar e Coordenar.

Teoria da Burocracia:

Max Weber (1864-1920), sociólogo alemão, criador da Sociologia da Burocracia, ficou famoso pelas teoriasdas estruturas de autoridade.
Alguns aspectos permitiram o desenvolvimento dessa teoria:
a) a fragilidade e parcialidade da Teoria Clássica e da Teoria das Relações Humanas, sem responder aos problemas organizacionais.
b) necessidade de um modelo de organização aplicável não apenas as fábricas, e sim, todas as formas de organização.
c) crescimento de empresas, e a exigência de um...
tracking img