Ferramentas da qualidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (644 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
DIAGRAMA DE DISPERSÃO
O diagrama de dispersão foi criado por Kaoru Ishikawa, ele nasceu em 1915 e se formou em Química Aplicada pela Universidade de Tóquio em 1939. Após a guerra, ele se envolveunos esforços primários da JUSE para promover qualidade. Kaoru Ishikawa foi um dos pioneiros da defesa do controle da qualidade, onde seus pontos de estudos era alcançar a revolução da filosofiagerencial, o envolvimento global, o trabalho de equipe, primazia pela qualidade, respeito ao ser humano, enfoque no usuário e não no fabricante. Esses são os fatores essenciais para o desenvolvimentoempresarial com uma linha de qualidade excelente.


O que é?
O diagrama de dispersão é um gráfico onde pontos no espaço cartesiano XY são usados para representar simultaneamente os valores de duasvariáveis quantitativas medidas em cada elemento do conjunto de dados, ou seja, variáveis que podem ser contadas como: velocidade, tamanho do lote, horas de treinamento, pressão, temperatura, etc.Este mecanismo fornece uma representação visual da relação existente entre duas variáveis, consiste em uma nuvem de pontos.
Este tipo de representação é muito útil, pois permite realçar algumaspropriedades entre os dados, nomeadamente no que diz respeito ao tipo de associação entre os x's e os y's.
De modo assim, o diagrama de dispersão uma ferramenta que representa a correlação de dados entreduas grandezas distintas, verificando se existe ou não uma relação entre elas.2
Para que serve?
O gráfico de dispersão ele serve para mostrar o que acontece com uma variável quando a outra muda e testar as possíveis relações de causa e efeito. Ele servetambém para verificar as correlações se no caso serão positivas, negativas ou nulas. Dentre outras coisas mais este mecanismo tem como função identificar a relação de causas e efeitos e avaliar o...
tracking img